Interdisciplinaridade entre história e geografia: a importância das lendas regionais na construção da identidade cultural em Minas Gerais
An interdisciplinary approach to history and geography: the importance of regional legends in the formation of cultural identity in Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1440Palavras-chave:
Lendas regionais. Identidade cultural. Interdisciplinaridade. Ensino fundamental. Folclore.Resumo
O presente artigo investiga a integração das lendas regionais no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, com foco na interdisciplinaridade entre História e Geografia. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em Curvelo, Minas Gerais, envolvendo 26 alunos. O objetivo principal foi explorar a importância das lendas, como a Pisadeira, a Mãe-do-Ouro e o Chico-Rei, na formação da identidade cultural dos alunos e analisar como essas narrativas influenciam a compreensão dos aspectos históricos e geográficos da região. A metodologia adotada incluiu discussões em sala de aula, atividades práticas e a avaliação das preferências dos alunos em relação a personagens folclóricos. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, observações diretas e produções artísticas. Os resultados indicaram que a inclusão das lendas no currículo escolar não apenas aumentou o conhecimento dos alunos sobre sua cultura, mas também promoveu um maior sentimento de pertencimento e orgulho cultural. A pesquisa destacou a relevância das narrativas folclóricas como ferramentas pedagógicas eficazes, contribuindo para a preservação da memória coletiva e a valorização das tradições locais. Além disso, a abordagem interdisciplinar entre História e Geografia mostrou-se eficaz na contextualização das narrativas culturais, fortalecendo a identidade cultural dos alunos. As limitações do estudo foram reconhecidas, sugerindo a necessidade de investigações futuras em contextos educativos mais amplos e diversificados.
Downloads
Referências
BAYARD, Jean-Pierre. História das Lendas. Tradução: Jeanne Marillier. Brasil: Ridendo Gastigat Mores, 2002. 185 p.
BRITO, Claudeci Teixeira. Correlações e dessemelhanças entre conceitos de mitos e lendas nos livros didáticos do ensino básico. Orientador: Sebastiana Fernandes Barros. 2019. 10 f. TCC (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4432
. Acesso em: 29 ago. 2024.
CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: A contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, RJ, Brasil: Editora Vozes Ltda, 2017. Título original: La ricerca qualitativa. ISBN: 978-85-326-5502-8.
COSTA, A. Folkcomunicação: Vínculos epistemológicos fundamentais entre Comunicação e Folclore. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 170–191, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21751 DOI: https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0009
. Acesso em: 7 set. 2024.
DE SÁ, José Felipe Rodriguez; MOTA-ROLIM, Sérgio Arthuro. A paralisia do sono no folclore brasileiro e em outras culturas. Revista Estudos Culturais, n. 8, p. 61-83, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 12. ed. Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus, 1994. 144 p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). ISBN: 85-308-0307-8.
FERNANDES, Lucas Bossert; DE CARVALHO AMARO, Terezinha Aparecida. Paralisia do sono: uma breve contribuição da psicanálise. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 11, n. 2, 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. ISBN: 85-224-3169-8.
LEITE, Ronaldo Morais. A Lenda do Lobisomem e sua atualização na tradição oral do Cariri Cearense. Orientador: Prof. Dr. Elri Bandeira de Sousa. 2023. 47 f. TCC (Graduação) – Curso de Letras/Língua Portuguesa, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35977
. Acesso em: 9 set. 2024.
PINHEIRO, A. S. Em busca do nacional: lendas e causos do interior brasileiro. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 25–42, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i1.4937. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4937
. Acesso em: 9 set. 2024.
REIS FILHO, Lúcio; RODRIGUES, Claudia; SANTOS, Cícero Joaquim dos. Assombrações, catolicismo e “não morte” nas narrativas do “Corpo Seco”. Revista Brasileira de História das Religiões, Brasil, v. 14, n. 42, p. 29-68, 30 jan. 2022. ISSN 1983-2850. Periodicidade quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/58416/751375153556
. Acesso em: 9 set. 2024.
SÁ, José Felipe Rodriguez de; MOTA-ROLIM, Sérgio Arthuro. A paralisia do sono no folclore brasileiro e em outras culturas. Revista de Estudos Culturais, São Paulo, n. 8, p. 61-83, 21 out. 2023. eISSN: 2446-7693. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83
. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/210636
. Acesso em: 1 set. 2024.
SAGÁRIO, Maria Cristina. A influência das lendas e mitos para a cultura atual e a educação. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 3, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.561 DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.561
. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/392
. Acesso em: 7 set. 2024.
SANTOS, Amanda Melissa dos. O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presença do mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto/MG. Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11740
. Acesso em: 9 set. 2024.
SILVA, Adrielly Cruvinel et al. O folclore na literatura infantil brasileira: uma comparação entre “O Saci”, de Monteiro Lobato e a “Turma do Pererê”, de Ziraldo. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, MG, v. 20, n. 43, p. 143-164, 12 out. 2021. ISSN: 2236-9929. Publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2592
. Acesso em: 1 set. 2024.
SILVA, Leonardo Luiz Silveira da. O papel da Geografia na interpretação folclórica. Revista Estudos Geográficos, Rio Claro, SP, Brasil: Programa de Pós-Graduação em Geografia do IGCE/UNESP-Campus de Rio Claro, ed. 21, n. 3, p. 108-128, 14 jan. 2024. Bimestral. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/17669
. Acesso em: 31 ago. 2024.
SILVA, Ricardo Alvares da. Herdeiros de Chico Rei: mito de origem e etnogênese da comunidade quilombola de Pontinha. Orientador: Dra. Deborah de Magalhães Lima. 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABYHAY
. Acesso em: 9 set. 2024.
ZANETTE, Edgard Vinicius Cacho; SANTOS, Josué Carlos Souza dos; FERREIRA, Daniel Lopes Gameiro. Eles estão entre nós: uma discussão sobre o folclore brasileiro a partir da série Cidade Invisível. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Boa Vista, Roraima, v. 15, n. 2, p. 5-18, 30 dez. 2022. ISSN 1981-4127. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1092 DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1092
. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1092
. Acesso em: 1 set. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Claudio Geraldo Rocha Caldeira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.