Interdisciplinaridade entre história e geografia: a importância das lendas regionais na construção da identidade cultural em Minas Gerais

An interdisciplinary approach to history and geography: the importance of regional legends in the formation of cultural identity in Minas Gerais

Autores

  • Claudio Geraldo Rocha Caldeira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1440

Palavras-chave:

Lendas regionais. Identidade cultural. Interdisciplinaridade. Ensino fundamental. Folclore.

Resumo

O presente artigo investiga a integração das lendas regionais no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, com foco na interdisciplinaridade entre História e Geografia. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em Curvelo, Minas Gerais, envolvendo 26 alunos. O objetivo principal foi explorar a importância das lendas, como a Pisadeira, a Mãe-do-Ouro e o Chico-Rei, na formação da identidade cultural dos alunos e analisar como essas narrativas influenciam a compreensão dos aspectos históricos e geográficos da região. A metodologia adotada incluiu discussões em sala de aula, atividades práticas e a avaliação das preferências dos alunos em relação a personagens folclóricos. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, observações diretas e produções artísticas. Os resultados indicaram que a inclusão das lendas no currículo escolar não apenas aumentou o conhecimento dos alunos sobre sua cultura, mas também promoveu um maior sentimento de pertencimento e orgulho cultural. A pesquisa destacou a relevância das narrativas folclóricas como ferramentas pedagógicas eficazes, contribuindo para a preservação da memória coletiva e a valorização das tradições locais. Além disso, a abordagem interdisciplinar entre História e Geografia mostrou-se eficaz na contextualização das narrativas culturais, fortalecendo a identidade cultural dos alunos. As limitações do estudo foram reconhecidas, sugerindo a necessidade de investigações futuras em contextos educativos mais amplos e diversificados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudio Geraldo Rocha Caldeira

    Claudio Geraldo Rocha Caldeira é professor efetivo de Educação Básica vinculado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Atua na Escola Estadual Major Antônio Salvo (Curvelo, MG), nos componentes de Ciências da Natureza e Biologia. É licenciado em Matemática (1998) e Biologia (2000) bem como em Física, Química, Geografia, História e Letras (Português, Espanhol e Inglês). Possui especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2025), em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2023) e em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Ciências no Processo Educativo (FESL, 2000). Atua com práticas interdisciplinares e metodologias ativas.

    ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2478-506X

Referências

BAYARD, Jean-Pierre. História das Lendas. Tradução: Jeanne Marillier. Brasil: Ridendo Gastigat Mores, 2002. 185 p.

BRITO, Claudeci Teixeira. Correlações e dessemelhanças entre conceitos de mitos e lendas nos livros didáticos do ensino básico. Orientador: Sebastiana Fernandes Barros. 2019. 10 f. TCC (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4432

. Acesso em: 29 ago. 2024.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: A contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, RJ, Brasil: Editora Vozes Ltda, 2017. Título original: La ricerca qualitativa. ISBN: 978-85-326-5502-8.

COSTA, A. Folkcomunicação: Vínculos epistemológicos fundamentais entre Comunicação e Folclore. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 170–191, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21751 DOI: https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0009

. Acesso em: 7 set. 2024.

DE SÁ, José Felipe Rodriguez; MOTA-ROLIM, Sérgio Arthuro. A paralisia do sono no folclore brasileiro e em outras culturas. Revista Estudos Culturais, n. 8, p. 61-83, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 12. ed. Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus, 1994. 144 p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). ISBN: 85-308-0307-8.

FERNANDES, Lucas Bossert; DE CARVALHO AMARO, Terezinha Aparecida. Paralisia do sono: uma breve contribuição da psicanálise. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 11, n. 2, 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. ISBN: 85-224-3169-8.

LEITE, Ronaldo Morais. A Lenda do Lobisomem e sua atualização na tradição oral do Cariri Cearense. Orientador: Prof. Dr. Elri Bandeira de Sousa. 2023. 47 f. TCC (Graduação) – Curso de Letras/Língua Portuguesa, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35977

. Acesso em: 9 set. 2024.

PINHEIRO, A. S. Em busca do nacional: lendas e causos do interior brasileiro. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 25–42, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i1.4937. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4937

. Acesso em: 9 set. 2024.

REIS FILHO, Lúcio; RODRIGUES, Claudia; SANTOS, Cícero Joaquim dos. Assombrações, catolicismo e “não morte” nas narrativas do “Corpo Seco”. Revista Brasileira de História das Religiões, Brasil, v. 14, n. 42, p. 29-68, 30 jan. 2022. ISSN 1983-2850. Periodicidade quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/58416/751375153556

. Acesso em: 9 set. 2024.

SÁ, José Felipe Rodriguez de; MOTA-ROLIM, Sérgio Arthuro. A paralisia do sono no folclore brasileiro e em outras culturas. Revista de Estudos Culturais, São Paulo, n. 8, p. 61-83, 21 out. 2023. eISSN: 2446-7693. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p61-83

. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/210636

. Acesso em: 1 set. 2024.

SAGÁRIO, Maria Cristina. A influência das lendas e mitos para a cultura atual e a educação. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 3, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.561 DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.561

. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/392

. Acesso em: 7 set. 2024.

SANTOS, Amanda Melissa dos. O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presença do mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto/MG. Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11740

. Acesso em: 9 set. 2024.

SILVA, Adrielly Cruvinel et al. O folclore na literatura infantil brasileira: uma comparação entre “O Saci”, de Monteiro Lobato e a “Turma do Pererê”, de Ziraldo. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, MG, v. 20, n. 43, p. 143-164, 12 out. 2021. ISSN: 2236-9929. Publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2592

. Acesso em: 1 set. 2024.

SILVA, Leonardo Luiz Silveira da. O papel da Geografia na interpretação folclórica. Revista Estudos Geográficos, Rio Claro, SP, Brasil: Programa de Pós-Graduação em Geografia do IGCE/UNESP-Campus de Rio Claro, ed. 21, n. 3, p. 108-128, 14 jan. 2024. Bimestral. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/17669

. Acesso em: 31 ago. 2024.

SILVA, Ricardo Alvares da. Herdeiros de Chico Rei: mito de origem e etnogênese da comunidade quilombola de Pontinha. Orientador: Dra. Deborah de Magalhães Lima. 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABYHAY

. Acesso em: 9 set. 2024.

ZANETTE, Edgard Vinicius Cacho; SANTOS, Josué Carlos Souza dos; FERREIRA, Daniel Lopes Gameiro. Eles estão entre nós: uma discussão sobre o folclore brasileiro a partir da série Cidade Invisível. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Boa Vista, Roraima, v. 15, n. 2, p. 5-18, 30 dez. 2022. ISSN 1981-4127. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1092 DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1092

. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1092

. Acesso em: 1 set. 2024.

Publicado

26.09.2025

Como Citar

CALDEIRA, Claudio Geraldo Rocha. Interdisciplinaridade entre história e geografia: a importância das lendas regionais na construção da identidade cultural em Minas Gerais: An interdisciplinary approach to history and geography: the importance of regional legends in the formation of cultural identity in Minas Gerais. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1440. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1440. Acesso em: 1 out. 2025.