A importância da realização da visita domiciliar por enfermeiros em pacientes oncológicos
The importance of home visits by nurses for cancer patients
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1532Palavras-chave:
Enfermeiro; Visita Domiciliar; Pacientes oncológicos.Resumo
O estudo aborda a importância da presença do enfermeiro na visita domiciliar aos pacientes oncológicos visando oferecer o cuidado extra-hospitalar aos clientes que já foram hospitalizados, mostarndo o quanto este profissional acaba sendo um integrante desta família. Assim, realizou-se um levantamento bibliográfico, sendo uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Observando que a grande dificuldade e fazer com que este cliente busque uma qualidade de vida e que este profissional compreenda o quanto assistência exerce a integração e continuidade das ações propostas e desempenhadas
Downloads
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
DOERNER, Kathleen S. Cuidados de enfermagem em oncologia. In: ROSENTHAL, S.; CARIGNAN, J.; SMITH, B. D. Oncologia prática: cuidados com o paciente. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.
MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MATTOS, T. M. Vista domiciliária. In: KAWAMOTO, E. E. (Org.). Enfermagem comunitária. São Paulo: EPU, 1995.
MAZZA, M. M. P. R. A visita domiciliária como instrumento de assistência de saúde. Disponível em: http://www.isp.usp.br/MAZZA/htm
. Acesso em: 15 jan. 2009.
MURAD, A. M.; KATZ, A. Oncologia: bases clínicas do tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
OREN, Dorothea Elizabeth. Nursing concepts of practice. 6. ed. St. Louis: Mosby, 2001. 42 p.
PATRICIO, et al. Qualidade de vida do ser humano na perspectiva de novos paradigmas: possibilidades éticas e estéticas nas interações ser humano-natureza-cotidiano-sociedade. In: ______. Qualidade de vida do trabalhador: uma abordagem qualitativa do ser humano através de novos paradigmas. Florianópolis: Edição do autor, 1999. p. 19–88.
BRASIL. Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
SENNA, M. de C. M. Equidade e políticas de saúde: algumas reflexões sobre o Programa Saúde da Família. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2002000700020
VASCONCELOS, E. M. R. Bem-estar humano e sua influência na saúde. In: CIANCIARULHO; CORNETA. Saúde, desenvolvimento e globalização: um desafio para os gestores do terceiro milênio. São Paulo: Ícone, 2002. p. 127–128.
VERSÃO em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL). Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol2.html
. Acesso em: 15 jan. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana de Andrade Cordeiro, Rosiane Guetter Mello Zibetti (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.