Pedagogia da partilha: da multiplicação dos pães e peixes a uma ecopraxis sustentável.

Pedagogy of sharing: from the multiplication of loaves and fishes to a sustainable ecopraxis.

Autores

  • Rafael Ribeiro Nascimento Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1555

Palavras-chave:

Teologia Prática, Partilha, Idolatria de Mercado, Pentecostalismos.

Resumo

Este artigo analisa a narrativa bíblica da multiplicação dos pães e peixes (Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1-15) como uma “pedagogia da partilha”, com implicações para uma ecopraxis sustentável no contexto pentecostal. A partir de uma análise retórica e do diálogo com teólogos latino-americanos, o texto critica a “idolatria do mercado” e sua lógica de escassez. Em seguida, aborda a tensão entre a Teologia da Prosperidade e a ética da partilha, propondo uma “ecoteologia do Espírito” como solução. Por fim, detalha-se como esta teologia se torna práxis ao ressignificar elementos centrais da fé pentecostal (o corpo, a batalha espiritual e a liturgia) em ações concretas de justiça socioambiental, como a “auditoria profética” das finanças e o combate ao desperdício. O artigo defende que a fé pentecostal na providência pode ser um potente motor para a sustentabilidade, fundamentada na partilha comunitária. 

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Referências

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Publicado

21.10.2025

Como Citar

NASCIMENTO , Rafael Ribeiro. Pedagogia da partilha: da multiplicação dos pães e peixes a uma ecopraxis sustentável.: Pedagogy of sharing: from the multiplication of loaves and fishes to a sustainable ecopraxis. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1555. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1555. Acesso em: 24 out. 2025.