A relação consumerista, a publicidade enganosa e as práticas abusivas nas redes sociais – influência de influenciadores digitais

Consumer relations, misleading advertising, and abusive practices on social media – the influence of digital influencers

Autores

  • Raquel Bonfim da Silva Autor
  • Júlia dos Santos Santiago Autor
  • Paulo Eduardo Queiroz da Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1616

Palavras-chave:

Direito do Consumidor; Influenciadores Digitais; Internet; Redes Sociais.

Resumo

O estudo trouxe como temática de suma relevância na esfera do Direito do Consumidor que descreve sobre as compras de produtos e serviços online levando em consideração a publicidade  feita pelos influenciadores digitais entendendo as práticas abusivas realizadas através das redes sociais, entendendo  que as compras pela internet estão em plena expansão, pois este consumo on-line tem muitas vantagens por toda a comodidade que é oferecida em relação à aquisição de produtos ou serviços por meio do e-commerce. Os objetivos do trabalho foram constituídos em: Objetivo geral - Evidenciar a publicidade enganosa e práticas abusivas nas redes sociais, com relação a propagando realizada pelos influenciadores digitais por intermédio de suas redes sociais e os objetivos específicos Mostrar quais são os direitos do consumidor e quais são as leis específicas sobre a publicidade enganosa e práticas abusivas nas redes sociais e Abordar qual o entendimento que o consumidor tem sobre seus direitos em adquirir bens e serviços através da influência de influenciadores digitais. Nos últimos anos, as pessoas já aderiram as compras on-line, e isto tem gerado uma boa parte do faturamento das empresas on-line, sendo assim, muitas pessoas já estão comprando pela internet influenciada pela propaganda de influenciadores digitais por meio de suas redes sociais, crescem assustadoramente e com isso também vários problemas com relação ao Direito do Consumidor, que evidencia através do Procon inúmeras denúncias sobre  publicidade enganosa e práticas abusivas feitas através da internet. 

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Biografia do Autor

  • Raquel Bonfim da Silva

    Graduanda do Curso de Direito

  • Júlia dos Santos Santiago

    Graduanda do Curso de Direito

  • Paulo Eduardo Queiroz da Costa

    Professor e Orientador do Curso de Direito. 

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Publicado

30.10.2025

Como Citar

SILVA, Raquel Bonfim da; SANTIAGO, Júlia dos Santos; COSTA, Paulo Eduardo Queiroz da. A relação consumerista, a publicidade enganosa e as práticas abusivas nas redes sociais – influência de influenciadores digitais: Consumer relations, misleading advertising, and abusive practices on social media – the influence of digital influencers. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1616. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1616. Acesso em: 19 nov. 2025.