A relação consumerista, a publicidade enganosa e as práticas abusivas nas redes sociais – influência de influenciadores digitais
Consumer relations, misleading advertising, and abusive practices on social media – the influence of digital influencers
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1616Palavras-chave:
Direito do Consumidor; Influenciadores Digitais; Internet; Redes Sociais.Resumo
O estudo trouxe como temática de suma relevância na esfera do Direito do Consumidor que descreve sobre as compras de produtos e serviços online levando em consideração a publicidade feita pelos influenciadores digitais entendendo as práticas abusivas realizadas através das redes sociais, entendendo que as compras pela internet estão em plena expansão, pois este consumo on-line tem muitas vantagens por toda a comodidade que é oferecida em relação à aquisição de produtos ou serviços por meio do e-commerce. Os objetivos do trabalho foram constituídos em: Objetivo geral - Evidenciar a publicidade enganosa e práticas abusivas nas redes sociais, com relação a propagando realizada pelos influenciadores digitais por intermédio de suas redes sociais e os objetivos específicos Mostrar quais são os direitos do consumidor e quais são as leis específicas sobre a publicidade enganosa e práticas abusivas nas redes sociais e Abordar qual o entendimento que o consumidor tem sobre seus direitos em adquirir bens e serviços através da influência de influenciadores digitais. Nos últimos anos, as pessoas já aderiram as compras on-line, e isto tem gerado uma boa parte do faturamento das empresas on-line, sendo assim, muitas pessoas já estão comprando pela internet influenciada pela propaganda de influenciadores digitais por meio de suas redes sociais, crescem assustadoramente e com isso também vários problemas com relação ao Direito do Consumidor, que evidencia através do Procon inúmeras denúncias sobre publicidade enganosa e práticas abusivas feitas através da internet.
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