Inteligência artificial generativa na educação: revisão de literatura sobre aspectos críticos, possibilidades e desafios

Generative artificial intelligence in education: a literature review on critical aspects, possibilities, and challenges

Autores

  • Marcos Antonio da Conceição Silva Universidad Columbia del Paraguay Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1653

Palavras-chave:

Inteligência artificial generativa. Educação. Formação docente. Políticas educacionais. Ética em IA.

Resumo

A expansão da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Os avanços recentes de modelos de linguagem de larga escala ampliaram o uso de recursos tecnológicos voltados à personalização do ensino, geração de feedback imediato e otimização de tarefas docentes. Em contrapartida, sua adoção suscita riscos éticos, pedagógicos e sociotécnicos relacionados a autoria, integridade acadêmica, vieses algorítmicos, privacidade de dados e desigualdades digitais. Esta revisão de literatura analisou publicações entre 2018 e 2023 sobre o uso da IAG na educação, considerando artigos científicos, relatórios técnicos e diretrizes internacionais. A pesquisa utilizou bases reconhecidas e critérios mínimos de seleção para assegurar credibilidade das evidências consultadas. Os resultados indicam que o uso pedagógico da IAG apresenta potencial para inovar práticas de ensino e apoiar processos formativos, desde que acompanhado de mediação docente crítica, políticas institucionais transparentes e formação adequada de professores. Conclui-se que a incorporação responsável da IAG depende menos da tecnologia em si e mais da construção de governança, cultura ética e desenvolvimento profissional docente que orientem seu uso pedagógico. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio da Conceição Silva, Universidad Columbia del Paraguay

    Doutorando em Ciências da Educação.

Referências

BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Lambert Osei. Education in the Era of Generative Artificial Intelligence (AI): Understanding the Potential Benefits of ChatGPT in Promoting Teaching and Learning. SSRN Electronic Journal, 2023. Disponível em: https://www.ssrn.com/abstract=4337484 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.4337484

. Acesso em: 18 jul. 2023.

CHAN, Cecilia Ka Yuk; HU, Wenjie. Students’ voices on generative AI: perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20, art. 43, 2023. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-023-00411-8 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00411-8

. Acesso em: 18 jul. 2023.

CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Artificial intelligence in higher education: the state of the field. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20, art. 22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8

. Acesso em: 18 jul. 2023.

DEMPERE, Jamie. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, v. 8, 1206936, 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1206936/full DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936

. Acesso em: 18 jul. 2023.

HASNAIN, Mohammad. Future thoughts on ChatGPT and its applications in education (Commentary). Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, v. 16, n. 2, p. 284–289, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/jrit/article/16/2/284/247915 DOI: https://doi.org/10.1108/JRIT-09-2023-100

. Acesso em: 18 jul. 2023.

HODGES, Charles B.; OCAK, Cem. Integrating Generative AI into Higher Education: Considerations. EDUCAUSE Review, 30 ago. 2023. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2023/8/integrating-generative-ai-into-higher-education-considerations

. Acesso em: 18 jul. 2023.

İPEK, Zeynel Halil; YILMAZ, Fatma Betül; PALA, Fikret Kutay. Educational applications of the ChatGPT AI system: systematic review research. Journal of Educational Problems of Youth (EDU-PIJ), v. 12, n. 2, p. 147–171, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1395260.pdf DOI: https://doi.org/10.22521/edupij.2023.123.2

. Acesso em: 18 jul. 2023.

KASNECI, Enkelejda; SEßLER, Katharina; et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, 102274, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1041608023000195 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2023.102274

. Acesso em: 18 jul. 2023.

KILINÇ, Selçuk. Embracing the future of distance science education: Opportunities and challenges of ChatGPT integration. Asian Journal of Distance Education, v. 18, n. 1, p. 205–214, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1389448.pdf

. Acesso em: 18 jul. 2023.

LUCKIN, Rose. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. London: UCL Institute of Education Press, 2018. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/10178695/1/Machine%20Learning%20and%20Human%20Intelligence.pdf

. Acesso em: 18 jul. 2023.

MIAO, Fengchun; HOLMES, Wayne (org.). Guidance for Generative AI in Education and Research. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693

. Acesso em: 18 jul. 2023.

OECD. Artificial intelligence and education and skills. Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/topics/sub-issues/artificial-intelligence-and-education-and-skills.html

. Acesso em: 18 jul. 2023.

OECD. Emerging governance of generative AI in education. In: OECD Digital Education Outlook 2023: Full Report. Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/oecd-digital-education-outlook-2023_c74f03de-en/full-report/emerging-governance-of-generative-ai-in-education_3cbd6269.html

. Acesso em: 18 jul. 2023.

OECD. Generative AI in the classroom: From hype to reality? Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://one.oecd.org/document/EDU/EDPC(2023)11/en/pdf

. Acesso em: 18 jul. 2023.

PRADANA, Meiry; et al. Discussing ChatGPT in education: A literature review and research agenda. Cogent Education, v. 10, n. 1, 2243134, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.2243134 DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2243134

. Acesso em: 18 jul. 2023.

QADIR, Junaid. Engineering Education in the Era of ChatGPT: Promise and Pitfalls of Generative AI for Education. In: IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2023. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10125121 DOI: https://doi.org/10.36227/techrxiv.21789434

. Acesso em: 18 jul. 2023.

SUSNJAK, Teo. ChatGPT: The end of online exam integrity? arXiv preprint, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2212.09292

. Acesso em: 18 jul. 2023.

ZAWACKI-RICHTER, Olaf; MARÍN, Victoria I.; BOND, Melissa; GOUVERNEUR, Franziska. Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education. Where are the educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, art. 39, 2019. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-019-0171-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0

. Acesso em: 18 jul. 2023.

Publicado

06.11.2025

Como Citar

SILVA, Marcos Antonio da Conceição. Inteligência artificial generativa na educação: revisão de literatura sobre aspectos críticos, possibilidades e desafios: Generative artificial intelligence in education: a literature review on critical aspects, possibilities, and challenges. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1653. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1653. Acesso em: 21 nov. 2025.