Inteligência artificial generativa na educação: revisão de literatura sobre aspectos críticos, possibilidades e desafios
Generative artificial intelligence in education: a literature review on critical aspects, possibilities, and challenges
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1653Palavras-chave:
Inteligência artificial generativa. Educação. Formação docente. Políticas educacionais. Ética em IA.Resumo
A expansão da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Os avanços recentes de modelos de linguagem de larga escala ampliaram o uso de recursos tecnológicos voltados à personalização do ensino, geração de feedback imediato e otimização de tarefas docentes. Em contrapartida, sua adoção suscita riscos éticos, pedagógicos e sociotécnicos relacionados a autoria, integridade acadêmica, vieses algorítmicos, privacidade de dados e desigualdades digitais. Esta revisão de literatura analisou publicações entre 2018 e 2023 sobre o uso da IAG na educação, considerando artigos científicos, relatórios técnicos e diretrizes internacionais. A pesquisa utilizou bases reconhecidas e critérios mínimos de seleção para assegurar credibilidade das evidências consultadas. Os resultados indicam que o uso pedagógico da IAG apresenta potencial para inovar práticas de ensino e apoiar processos formativos, desde que acompanhado de mediação docente crítica, políticas institucionais transparentes e formação adequada de professores. Conclui-se que a incorporação responsável da IAG depende menos da tecnologia em si e mais da construção de governança, cultura ética e desenvolvimento profissional docente que orientem seu uso pedagógico.
Downloads
Referências
BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Lambert Osei. Education in the Era of Generative Artificial Intelligence (AI): Understanding the Potential Benefits of ChatGPT in Promoting Teaching and Learning. SSRN Electronic Journal, 2023. Disponível em: https://www.ssrn.com/abstract=4337484 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.4337484
. Acesso em: 18 jul. 2023.
CHAN, Cecilia Ka Yuk; HU, Wenjie. Students’ voices on generative AI: perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20, art. 43, 2023. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-023-00411-8 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00411-8
. Acesso em: 18 jul. 2023.
CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Artificial intelligence in higher education: the state of the field. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20, art. 22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8
. Acesso em: 18 jul. 2023.
DEMPERE, Jamie. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, v. 8, 1206936, 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1206936/full DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936
. Acesso em: 18 jul. 2023.
HASNAIN, Mohammad. Future thoughts on ChatGPT and its applications in education (Commentary). Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, v. 16, n. 2, p. 284–289, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/jrit/article/16/2/284/247915 DOI: https://doi.org/10.1108/JRIT-09-2023-100
. Acesso em: 18 jul. 2023.
HODGES, Charles B.; OCAK, Cem. Integrating Generative AI into Higher Education: Considerations. EDUCAUSE Review, 30 ago. 2023. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2023/8/integrating-generative-ai-into-higher-education-considerations
. Acesso em: 18 jul. 2023.
İPEK, Zeynel Halil; YILMAZ, Fatma Betül; PALA, Fikret Kutay. Educational applications of the ChatGPT AI system: systematic review research. Journal of Educational Problems of Youth (EDU-PIJ), v. 12, n. 2, p. 147–171, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1395260.pdf DOI: https://doi.org/10.22521/edupij.2023.123.2
. Acesso em: 18 jul. 2023.
KASNECI, Enkelejda; SEßLER, Katharina; et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, 102274, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1041608023000195 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2023.102274
. Acesso em: 18 jul. 2023.
KILINÇ, Selçuk. Embracing the future of distance science education: Opportunities and challenges of ChatGPT integration. Asian Journal of Distance Education, v. 18, n. 1, p. 205–214, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1389448.pdf
. Acesso em: 18 jul. 2023.
LUCKIN, Rose. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. London: UCL Institute of Education Press, 2018. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/10178695/1/Machine%20Learning%20and%20Human%20Intelligence.pdf
. Acesso em: 18 jul. 2023.
MIAO, Fengchun; HOLMES, Wayne (org.). Guidance for Generative AI in Education and Research. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693
. Acesso em: 18 jul. 2023.
OECD. Artificial intelligence and education and skills. Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/topics/sub-issues/artificial-intelligence-and-education-and-skills.html
. Acesso em: 18 jul. 2023.
OECD. Emerging governance of generative AI in education. In: OECD Digital Education Outlook 2023: Full Report. Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/oecd-digital-education-outlook-2023_c74f03de-en/full-report/emerging-governance-of-generative-ai-in-education_3cbd6269.html
. Acesso em: 18 jul. 2023.
OECD. Generative AI in the classroom: From hype to reality? Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://one.oecd.org/document/EDU/EDPC(2023)11/en/pdf
. Acesso em: 18 jul. 2023.
PRADANA, Meiry; et al. Discussing ChatGPT in education: A literature review and research agenda. Cogent Education, v. 10, n. 1, 2243134, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.2243134 DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2243134
. Acesso em: 18 jul. 2023.
QADIR, Junaid. Engineering Education in the Era of ChatGPT: Promise and Pitfalls of Generative AI for Education. In: IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2023. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10125121 DOI: https://doi.org/10.36227/techrxiv.21789434
. Acesso em: 18 jul. 2023.
SUSNJAK, Teo. ChatGPT: The end of online exam integrity? arXiv preprint, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2212.09292
. Acesso em: 18 jul. 2023.
ZAWACKI-RICHTER, Olaf; MARÍN, Victoria I.; BOND, Melissa; GOUVERNEUR, Franziska. Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education. Where are the educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, art. 39, 2019. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-019-0171-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0
. Acesso em: 18 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Antonio da Conceição Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





