O role-playing game como ferramenta em psicoterapia no atendimento de jovens com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Role-playing game as a tool in psychotherapy for young people with attention deficit hyperactivity disorder
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1660Palavras-chave:
Role-Playing Game; Psicologia; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Psicoterapia; Lúdico.Resumo
Este artigo apresenta uma investigação da jornada histórica do Role-Playing Game (RPG) na área psicológica, com foco em sua aplicabilidade no processo psicoterapêutico de jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetiva demonstrar que o uso do lúdico e da narrativa imaginária do RPG pode trazer benefícios significativos para o processo terapêutico, bem como para o desenvolvimento da socialização e da comunicação social do paciente. O processo metodológico utilizado se constitui em uma Revisão Bibliográfica de caráter exploratório, sustentando a discussão por meio da análise de artigos científicos, monografias, livros e materiais virtuais da área. A revisão permitiu uma compreensão aprofundada sobre o tema, observando-se tanto os prejuízos advindos do TDAH — como dificuldades na socialização, comunicação e regulação emocional — quanto as formas de estruturação e manejo do RPG em sessões psicoterapêuticas. Com a realização desta pesquisa, verificou-se que o uso do RPG em terapia constitui uma opção eficaz para a estruturação e manejo de sessões. Isso se deve à sua característica chave: a possibilidade de o indivíduo lidar com questões complexas em um ambiente seguro e controlado, dentro de uma narrativa lúdica, dirigida e conduzida pelo profissional psicólogo.
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