O role-playing game como ferramenta em psicoterapia no atendimento de jovens com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Role-playing game as a tool in psychotherapy for young people with attention deficit hyperactivity disorder

Autores

  • Fernanda da Silva Martins UNAMA. Autor
  • Matheus José Izel Mansour UNAMA.  Autor
  • Djeane da Silva Santana Marques UNAMA, IPOG e FAAO Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1660

Palavras-chave:

Role-Playing Game; Psicologia; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Psicoterapia; Lúdico.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação da jornada histórica do Role-Playing Game (RPG) na área psicológica, com foco em sua aplicabilidade no processo psicoterapêutico de jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetiva demonstrar que o uso do lúdico e da narrativa imaginária do RPG pode trazer benefícios significativos para o processo terapêutico, bem como para o desenvolvimento da socialização e da comunicação social do paciente. O processo metodológico utilizado se constitui em uma Revisão Bibliográfica de caráter exploratório, sustentando a discussão por meio da análise de artigos científicos, monografias, livros e materiais virtuais da área. A revisão permitiu uma compreensão aprofundada sobre o tema, observando-se tanto os prejuízos advindos do TDAH — como dificuldades na socialização, comunicação e regulação emocional — quanto as formas de estruturação e manejo do RPG em sessões psicoterapêuticas. Com a realização desta pesquisa, verificou-se que o uso do RPG em terapia constitui uma opção eficaz para a estruturação e manejo de sessões. Isso se deve à sua característica chave: a possibilidade de o indivíduo lidar com questões complexas em um ambiente seguro e controlado, dentro de uma narrativa lúdica, dirigida e conduzida pelo profissional psicólogo. 

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Biografia do Autor

  • Fernanda da Silva Martins, UNAMA.

    Acadêmica do 10º período do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia - UNAMA.

  • Matheus José Izel Mansour, UNAMA. 

    Bacharel em Direito pelo Centro Universitário U:Verse. Acadêmico do 10º período de Psicologia da Faculdade da Amazônia – UNAMA.  

     

  • Djeane da Silva Santana Marques, UNAMA, IPOG e FAAO

    Neste trabalho como orientadora, Graduada em Psicologia pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO, pós graduada  em Psicoligia Clínica, formação em Docência do Ensino Superior pelo IPOG - Docente e supervisora de Estágio pela UNAMA.  

      

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. Acesso em: 29 out. 2025.

Publicado

07.11.2025

Como Citar

MARTINS, Fernanda da Silva; MANSOUR, Matheus José Izel ; MARQUES, Djeane da Silva Santana. O role-playing game como ferramenta em psicoterapia no atendimento de jovens com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Role-playing game as a tool in psychotherapy for young people with attention deficit hyperactivity disorder. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1660. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1660. Acesso em: 20 nov. 2025.