Segurança técnica em veículos elétricos e híbridos: diretrizes de atendimento, isolamento e resposta a incidentes para oficinas independentes

Technical safety in electric and hybrid vehicles: service, isolation, and incident response guidelines for independent workshops

Autores

  • Jonathan Monteiro Kreski  Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1772

Palavras-chave:

veículos elétricos; veículos híbridos; segurança em alta tensão; oficinas independentes; gestão de risco elétrico; normas técnicas.

Resumo

O avanço dos veículos elétricos e híbridos transformou a rotina das oficinas independentes, deslocando o foco de habilidades pontuais em diagnóstico para a gestão sistemática do risco elétrico. Este artigo organiza um mapa mínimo de referências normativas e boas práticas — articulando a legislação brasileira de segurança elétrica com normas internacionais de proteção ocupacional, recarga veicular e resposta a incidentes — e traduz esse conjunto em procedimentos operacionais concretos para oficinas que atendem veículos elétricos a bateria e híbridos. A partir dessa base, propõem-se diretrizes para o layout de baia de alta tensão, sinalização, gestão de EPIs e ferramentas dedicadas, instalação e uso seguro da infraestrutura de recarga, bem como um procedimento padrão de atendimento, isolamento e verificação de ausência de tensão, fundamentado em práticas de bloqueio e etiquetagem e na sequência “Parar–Isolar–Testar”. Discute-se, ainda, os desafios de implementação desse sistema em oficinas independentes, incluindo barreiras de capacitação, custo e cultura de segurança. Conclui-se que a segurança em veículos elétricos e híbridos na oficina não se reduz à adoção de EPIs: depende de um sistema de gestão que alinhe normas, procedimentos, treinamento e evidências documentadas, elevando o nível de proteção ocupacional e a confiabilidade do serviço prestado. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR IEC 61851-1:2013 – Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.

ASTM INTERNATIONAL. ASTM D120-14 – Standard Specification for Rubber Insulating Gloves. West Conshohocken, 2014.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR-06: Equipamento de proteção individual (EPI). Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR-10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Brasília, 2019.

INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION. IEC 60900:2018 – Live working – Hand tools for use up to 1000 V AC and 1500 V DC. Geneva, 2018.

INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION. IEC 62196-2:2016 – Plugs, socket-outlets, vehicle connectors and vehicle inlets – Dimensional interchangeability requirements for a.c. pin and contact-tube accessories. Geneva, 2016.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 6469-3:2021 – Electrically propelled road vehicles – Safety specifications – Part 3: Protection of persons against electric shock and thermal incidents. Geneva, 2021.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 17840-1:2015 – Road vehicles – Information for first and second responders – Part 1: Rescue sheet for passenger cars and light commercial vehicles. Geneva, 2015.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 17840-3:2019 – Road vehicles – Information for first and second responders – Part 3: Emergency response guide template. Geneva, 2019.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 17840-4:2018 – Road vehicles – Information for first and second responders – Part 4: Propulsion energy identification. Geneva, 2018.

NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. NFPA 70: National Electrical Code (NEC). 2023 ed. Quincy, 2023.

NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. NFPA 70E: Standard for Electrical Safety in the Workplace. 2021 ed. Quincy, 2021.

NATIONAL TRANSPORTATION SAFETY BOARD. Safety Risks to Emergency Responders from Lithium-Ion Battery Fires in Electric Vehicles. Safety Report NTSB/SR-20/01. Washington, DC, 2020.

SAE INTERNATIONAL. SAE J2990 – Hybrid and EV First and Second Responder Recommended Practice. Warrendale, 2017.

Publicado

22.03.2023

Como Citar

KRESKI, Jonathan Monteiro. Segurança técnica em veículos elétricos e híbridos: diretrizes de atendimento, isolamento e resposta a incidentes para oficinas independentes: Technical safety in electric and hybrid vehicles: service, isolation, and incident response guidelines for independent workshops. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1772. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1772. Acesso em: 4 dez. 2025.