O papel da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial sistêmica: uma revisão narrativa
The role of Primary Health Care in the follow-up of patients with systemic arterial hypertension: a narrative review
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1883Palavras-chave:
Hipertensão arterial sistêmica, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e ComunidadeResumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das condições crônicas mais prevalentes na população adulta e representa importante problema de saúde pública, em razão de sua associação com doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. No contexto do Sistema Único de Saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS) ocupa posição estratégica no acompanhamento desses pacientes, por possibilitar cuidado contínuo, coordenação do cuidado e abordagem centrada na pessoa. O objetivo deste artigo é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, o papel da APS no acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial sistêmica. O método consistiu na análise de diretrizes nacionais, documentos do Ministério da Saúde e estudos científicos da área da saúde coletiva e da Atenção Primária à Saúde. A literatura aponta que estratégias baseadas no cuidado longitudinal, educação em saúde, fortalecimento do vínculo profissional-usuário e atuação multiprofissional contribuem para a melhoria da adesão terapêutica e do controle pressórico. Conclui-se que o fortalecimento das práticas estruturadas na APS é fundamental para o enfrentamento da hipertensão arterial e para a qualificação do cuidado às condições crônicas.
Downloads
Referências
BARROSO, W. K. S. et al. Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial – 2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Hipertensão Arterial Sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
GONZALEZ, M. C. Controle da hipertensão arterial: desafio na atenção primária à saúde. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Stéphane Rossi de Melo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





