O brincar sob o enfoque funcional e as contribuições da teoria da mente

Autores

  • Lena Cláudia Fagundes Teixeira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.460

Palavras-chave:

Interação Social. Brincadeira Funcional. Crianças com TEA. Desenvolvimento Humano.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o ato de brincar sob o enfoque funcional e as possibilidades de desenvolvimento a partir da interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) durante a primeira infância. Apresenta-se as características sobre o TEA e a intervenção da brincadeira para o desenvolvimento social, bem como as diferenças conceituais entre brincadeiras, brinquedos e jogos, e a importância do mediador na relação da brincadeira. Para a realização do referido estudo, partiu-se de uma de pesquisa bibliográfica, com aporte em estudos e contribuições de autores que defendem a brincadeira como recurso estimulador para facilitar o desenvolvimento humano no aspecto social, relacionando com as influências do contexto histórico e cultural. Nesse sentido, foi possível perceber a contribuição do ato de brincar sob o enfoque funcional e as possibilidades de desenvolvimento na interação social de crianças com transtornos do espectro autista.

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Biografia do Autor

  • Lena Cláudia Fagundes Teixeira

    Pedagoga, concluinte do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva com ênfase em Autismo pela
    Universidade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.

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Arquivos adicionais

Publicado

01.03.2024

Como Citar

TEIXEIRA, Lena Cláudia Fagundes. O brincar sob o enfoque funcional e as contribuições da teoria da mente. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.460. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/460. Acesso em: 5 set. 2025.