Desenho universal para aprendizagem (dua): perspectivas para uma educação inclusiva
Universal design for learning (udl): perspectives for inclusive education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.948Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Educação Infantil. Prática Pedagógica. Acessibilidade Educacional.Resumo
Implementar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na organização da prática pedagógica possibilita adquirir suportes para reconhecer e atender as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, atuando numa perspectiva inclusiva que favorece o desenvolvimento dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o DUA como abordagem que possibilita condições de desenvolvimento da Educação Inclusiva de qualidade para todos. Especialmente, a análise procedida delimita-se na etapa da Educação Infantil. O estudo assume a abordagem qualitativa, viabilizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados e discussões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem. As conclusões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem, o que favorece múltiplas propostas didáticas que investem na Educação Inclusiva e possibilita a aprendizagem dos estudantes.
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