Desenho universal para aprendizagem (dua): perspectivas para uma educação inclusiva

Universal design for learning (udl): perspectives for inclusive education

Autores

  • Esp. Gleiciana Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Piauí Autor
  • Esp. Thays Vitória Andrade dos Santos Universidade Estadual do Piauí Autor
  • Me. Thaizi Helena Barbosa e Silva Luz Universidade Estadual do Piauí Autor
  • Me. Fabrícia Gomes da Silva Universidade Estadual do Piauí Autor
  • Dra. Ana Paula Lima Barbosa Universidade Estadual do Ceará Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.948

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Educação Infantil. Prática Pedagógica. Acessibilidade Educacional.

Resumo

Implementar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na organização da prática pedagógica possibilita adquirir suportes para reconhecer e atender as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, atuando numa perspectiva inclusiva que favorece o desenvolvimento dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o DUA como abordagem que possibilita condições de desenvolvimento da Educação Inclusiva de qualidade para todos. Especialmente, a análise procedida delimita-se na etapa da Educação Infantil. O estudo assume a abordagem qualitativa, viabilizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados e discussões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem. As conclusões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem, o que favorece múltiplas propostas didáticas que investem na Educação Inclusiva e possibilita a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Esp. Gleiciana Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Uninter (2025-atual); Graduanda em Licenciatura Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (2024-atual); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Prof. Barros Araújo, Picos - PI. Especialização em Educação Inclusiva (2023-2024); Especialização em Docência do ensino superior de Libras (2025-atual); Especialização em Atendimento Educacional Especilzado com ênfase em Educação Especial Inclusiva (2025-atual); Especialização em EJA - Educação de Jovens e Adultos (2025-atual); Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (2024-2024); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024-atual). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva - GEEI. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEU (2020-2021); Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022); Bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP (2022 - 2023); Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC (2023-2024). 

    http://lattes.cnpq.br/5869318794585130

  • Esp. Thays Vitória Andrade dos Santos, Universidade Estadual do Piauí

    https://orcid.org/0000-0002-8146-3060

  • Me. Thaizi Helena Barbosa e Silva Luz, Universidade Estadual do Piauí

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (2010). Possui Especialização em Ensino (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1997). É professora efetiva do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, em Picos e Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atualmente, é líder de Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação - NEPEd, que busca desenvolver estudos dentro da área de Ensino, Formação de Professores e Prática Pedagógicas, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí.

    https://orcid.org/0000-0002-8121-5921

  • Me. Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piauí

    Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), linha de pesquisa Didática e Formação Docente no eixo de História, Cultura e Diversidade. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Kurius ( FAK). Especialista em Neurociência e Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua principalmente na temática : deficiência intelectual e autismo.

    https://orcid.org/0000-0002-1342-334X

  • Dra. Ana Paula Lima Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

    Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1998) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Doutora em Educação com área de concentração em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2016), e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2011) na linha de Formação de Professores. Tem experiência no Ensino Superior presencial e a distância, com uso de metodologias ativas, atuando nas áreas de Educação Especial, Avaliação Educacional, Metodologia Científica, Comunicação e Linguagem, Direito da Criança, Adolescente e Idoso, Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos e Ética.

    https://orcid.org/0000-0002-9368-4055

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Arquivos adicionais

Publicado

28.04.2025

Como Citar

MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA, Gleiciana; ANDRADE DOS SANTOS, Thays Vitória; BARBOSA E SILVA LUZ, Thaizi Helena; GOMES DA SILVA, Fabrícia; LIMA BARBOSA, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem (dua): perspectivas para uma educação inclusiva: Universal design for learning (udl): perspectives for inclusive education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.948. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/948. Acesso em: 5 set. 2025.