A Leitura Como Ato de Liberdade na Perspectiva da Dodiscência na Literatura Infantil

Reading as an Act of Freedom from the Perspective of Teaching in Children's Literature

Autores

  • Quitéria Paiva Villela Santos Universidade Estadual do Paraná - Unespar Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1771

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitura, Pedagogia Freiriana

Resumo

Este estudo sobre Literatura Infantil descreve o desenvolvimento da leitura por meio da Literatura Brasileira. A criança deste que nasce é um ser em constante mudança, porém, o aprendizado é contínuo, satisfatório por meio de momentos prazerosos e lúdicos logo o que prende a atenção são um mundo imaginário, de faz de conta, desenhos, figuras e outros elementos. Com o intermédio da leitura a criança pode estimular vários sentidos e partindo dessa perspectiva, a pesquisa se fundamentará na contribuição da Pedagogia Freiriana, da “dodiscência”. Nesse pressuposto, docência e discência, ao lado da pesquisa, são indissociáveis, ou seja, uma não está separado do outro. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se dispõe a ser ultrapassado por outra amanhã. Daí que seja tão fundamental descobrir o conhecimento existente, por meio da literatura e da leitura, como ato de liberdade, quanto a saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente. 

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Biografia do Autor

  • Quitéria Paiva Villela Santos , Universidade Estadual do Paraná - Unespar

     Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Brasil. Mestra em Ensino Interdisciplinar -PPIFOR – Campus Paranavaí, https://orcid.org/0009-0005-6810-3705. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7865898714707937.

     

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Publicado

02.12.2025

Como Citar

SANTOS, Quitéria Paiva Villela. A Leitura Como Ato de Liberdade na Perspectiva da Dodiscência na Literatura Infantil: Reading as an Act of Freedom from the Perspective of Teaching in Children’s Literature. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1771. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1771. Acesso em: 4 dez. 2025.