A Leitura Como Ato de Liberdade na Perspectiva da Dodiscência na Literatura Infantil
Reading as an Act of Freedom from the Perspective of Teaching in Children's Literature
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1771Palavras-chave:
Literatura Infantil, Leitura, Pedagogia FreirianaResumo
Este estudo sobre Literatura Infantil descreve o desenvolvimento da leitura por meio da Literatura Brasileira. A criança deste que nasce é um ser em constante mudança, porém, o aprendizado é contínuo, satisfatório por meio de momentos prazerosos e lúdicos logo o que prende a atenção são um mundo imaginário, de faz de conta, desenhos, figuras e outros elementos. Com o intermédio da leitura a criança pode estimular vários sentidos e partindo dessa perspectiva, a pesquisa se fundamentará na contribuição da Pedagogia Freiriana, da “dodiscência”. Nesse pressuposto, docência e discência, ao lado da pesquisa, são indissociáveis, ou seja, uma não está separado do outro. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se dispõe a ser ultrapassado por outra amanhã. Daí que seja tão fundamental descobrir o conhecimento existente, por meio da literatura e da leitura, como ato de liberdade, quanto a saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente.
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