Mobilidade elétrica na Polícia Militar do Amazonas: perspectivas futuras para eficiência financeira e logística
Electric mobility in the Military Police of Amazonas: future perspectives for financial and logistical efficiency
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1835Palavras-chave:
Mobilidade elétrica; Eficiência financeira; logística policial; Sustentabilidade; Polícia Militar do AmazonasResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as perspectivas futuras da adoção de veículos elétricos e híbridos na PMAM, considerando seus impactos sobre a eficiência financeira e logística da instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, fundamenta-se em revisão bibliográfica e documental, com ênfase em estudos sobre transição energética, eficiência de motores e políticas de sustentabilidade. Os resultados indicam que, embora a adoção imediata de uma frota totalmente elétrica seja inviável devido à limitação da infraestrutura energética regional, os veículos híbridos representam uma solução intermediária eficaz, conciliando desempenho, economia e sustentabilidade. Conclui-se que a mobilidade elétrica, articulada à gestão logística e financeira, constitui instrumento estratégico para modernizar a segurança pública, alinhar a PMAM aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e consolidar um modelo de gestão pública eficiente e ambientalmente responsável.
Downloads
Referências
AMAZONAS. Lei nº 2.011, de 20 de dezembro de 1990: dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Amazonas. Manaus, 2025.
AMAZONAS. Lei nº 3.514, de 8 de junho de 2010: dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Estado do Amazonas e dá outras providências. Manaus: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2025.
GOMES, LILIANE VICENTINA; THIESEN, RENATO LEHMKUHL. Educação financeira e sua relação com o policial militar de Santa Catarina. RC-ESPM, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 24–49, 2025.
MAURÍCIO, JOÃO PAULO MELO et al. A logística dentro da organização: custos, evolução e processos logísticos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 13, p. 162–181, 2025. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/evolucao-e-processos
NAITO, LAURA. Mudanças na matriz energética mundial: a crise energética da Europa e a busca por soluções mais sustentáveis. São Paulo: Agemt, 2025.
NEOCHARGE. Freio regenerativo KERS em veículos elétricos. 2025.
ONOHARA, EDSON; ONOHARA, MEIRY. Comparação entre a eficiência energética de carro elétrico e de carro à combustão: uma análise dos impactos socioambientais e financeiros. Conexão Ciência, v. 17, n. 2, 2025. DOI: https://doi.org/10.24862/cco.v17i2.1500
PMAM. Polícia Militar do Amazonas. Polícia Militar do Amazonas anuncia a implantação do paredão móvel. Manaus, 2025.
PORTO ALEGRE. Estudo aponta benefícios econômicos e ambientais de ônibus elétricos na capital. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, 2025.
STUTZ, JOHN. O problema econômico (Keynes) está prestes a ser solucionado? EcoDebate, 2025.
WEF – WORLD ECONOMIC FORUM. Fostering effective energy transition. Geneva: World Economic Forum, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 William Falcão Damasceno, Arnaldo Costa Gama, Luiz Carlos Teles da Silva Júnior, Maxon do nascimento Souza, Kristorferson Almeida do Rêgo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





