Tecnologias assistivas: Uso de Ferramentas Tecnológicas para Facilitar a Inclusão

Assistive Technologies: Using Technological Tools to Facilitate Inclusion.

Autores

  • Kennya Lanny Sousa Varella Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) Autor
  • Eduardo da Silva Costa MUST University Autor
  • Adail Pinho da Rocha  MUST University Autor
  • Núbia Pereira Macena Barreto Autor
  • Juliana Wakimoto de Almeida Polizello MUST University Autor
  • Bruno Polizello MUST University Autor
  • Débora Ribeiro Oliveira Souza Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras  Autor
  • Jeannette Cleia Lima da Silva Oliveira  MUST University Autor
  • Zenilda Seixas Vieira MUST University Autor
  • Keszia Luzia Colares Lopes MUST University Autor
  • Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.802

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Acessibilidade. Ambiente escolar.

Resumo

A inclusão escolar representa um desafio fundamental na educação atual, exigindo práticas que promovam a participação de todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo ferramentas que possibilitam a acessibilidade e autonomia de estudantes com deficiência, permitindo-lhes participar plenamente das atividades escolares. Essas tecnologias variam de dispositivos simples, como lupas, até soluções avançadas, como softwares de leitura de tela, sendo essenciais para garantir a inclusão efetiva. Este estudo tem como objetivo principal analisar como as tecnologias assistivas podem facilitar a inclusão no ambiente escolar, evidenciando sua contribuição para a aprendizagem e participação dos alunos com deficiência. A pesquisa busca identificar os principais tipos de tecnologias assistivas utilizadas no contexto educacional, discutir práticas pedagógicas que favoreçam seu uso e avaliar os desafios enfrentados pelas escolas ao implementá-las. Além disso, procura-se oferecer subsídios para a formação de professores e o planejamento educacional inclusivo. A implementação dessas tecnologias, no entanto, demanda uma análise cuidadosa das necessidades de cada aluno e das condições da escola. Para que as ferramentas assistivas cumpram sua função de promover a inclusão, é necessário um compromisso pedagógico com a diversidade, integrando tais recursos às práticas de ensino de forma eficiente e ética. A reflexão sobre as possibilidades e limitações das tecnologias assistivas é fundamental para a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa, que respeite as singularidades de cada estudante e promova o desenvolvimento de todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kennya Lanny Sousa Varella, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS)

    Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS). Endereço: Calle de la Amistad Casi Rosario, 777, Asunción, Paraguay

  • Eduardo da Silva Costa, MUST University

    Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. MUST University. Endereço:  SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos.

  • Adail Pinho da Rocha , MUST University

    Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação. MUST University. Endereço: SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos

  • Núbia Pereira Macena Barreto

    Pós-graduada em psicopedagogaia institucional e clínica. Endereço:  R. São Luiz, 190 - Ibes, Vila Velha - ES, 29120-312

  • Juliana Wakimoto de Almeida Polizello, MUST University

    Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. MUST University. Endereço: SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos

  • Bruno Polizello, MUST University

    Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação. MUST University. Endereço: SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos

  • Débora Ribeiro Oliveira Souza, Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras 

    Pós-graduação Psicopedagogia Educação Especial Inclusiva. Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras. Candeias-Fac. Caculé Bahia 

  • Jeannette Cleia Lima da Silva Oliveira , MUST University

    Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. MUST University. Endereço: SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos

  • Zenilda Seixas Vieira, MUST University

    MUST University. Endereço:  SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos.

  • Keszia Luzia Colares Lopes, MUST University

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. MUST University. Endereço:  SW 10th Street-Deerfield Beach, Flórida, Estados Unidos.

  • Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS)

    Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS). Endereço: Calle de la Amistad Casi Rosario, 777, Asunción, Paraguay

Referências

ALMEIDA, F de; ARAÚJO, Gustavo de. Tecnologias assistivas e a educação inclusiva: uma análise das soluções tecnológicas no contexto educacional. São Paulo: Editora Universitária, 2020.

CARVALHO, Luiz Carlos Soares de. Tecnologia assistiva: inclusão escolar e práticas pedagógicas inovadoras. Rio de Janeiro: Editora Acadêmica, 2022.

CARVALHO, R. E. (2001). A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento. In: SILVA, S.; VIZIM, M. (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, p. 57-84.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma abordagem pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2015.

MENEZES, M. Queiroz de Lima; SILVA, Juçara Aguiar Guimarães. Plataformas Adaptativas no Ensino Público: Caminhos de aprendizagem. Anais da II Semana de Estudos de Educação da MUST University: educação na era digital, pesquisas e práticas sobre inovação e formação docente. São Paulo (SP) MUST University, 2022.

SILVA, João Pedro da. Desafios e perspectivas da educação inclusiva: tecnologias assistivas na sala de aula. São Paulo: Editora Educacional, 2019.

VIEIRA, Maria da Silva; SANTOS, João Carlos dos. Acessibilidade e inclusão: práticas pedagógicas com tecnologias assistivas. Porto Alegre: Editora Inclusiva, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

27.12.2024

Como Citar

VARELLA, Kennya Lanny Sousa et al. Tecnologias assistivas: Uso de Ferramentas Tecnológicas para Facilitar a Inclusão: Assistive Technologies: Using Technological Tools to Facilitate Inclusion. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.802. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/802. Acesso em: 5 set. 2025.