O problema da Concorrência e as plataformas digitais no Brasil

The problem of Competition and digital platforms in Brazil

Autores

  • Beatriz Caroline Albuquerque de Oliveira Faculdade Santa Teresa Autor
  • Paulo Queiroz Faculdade Santa Teresa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1453

Palavras-chave:

Concorrência, tecnologia, Direito.

Resumo

A crescente utilização de algoritmos de precificação e inteligência artificial no mercado planta novos desafios ao Direito da Concorrência. A colusão algorítmica, ainda que não envolva acordos explícitos entre concorrentes, pode gerar efeitos semelhantes aos cartéis tradicionais, impactando negativamente a livre concorrência e o bem-estar do consumidor. Este artigo analisa a aplicabilidade da Lei nº 12.529/2011 à colusão por algoritmos, examina a responsabilidade das plataformas digitais e discute as dificuldades probatórias e regulatórias desse fenômeno no Brasil. Conclui-se que, embora o ordenamento jurídico brasileiro disponha de instrumentos adequados para responsabilizar condutas anticompetitivas, há necessidade de atualização normativa para lidar com as especificidades das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

  • Paulo Queiroz , Faculdade Santa Teresa

    Orientador

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Publicado

01.10.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Beatriz Caroline Albuquerque de; QUEIROZ , Paulo. O problema da Concorrência e as plataformas digitais no Brasil: The problem of Competition and digital platforms in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1453. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1453. Acesso em: 27 out. 2025.