O Repositório Institucional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.1483Keywords:
Repositório Institucional, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030, Acesso AbertoAbstract
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que orientam ações globais voltadas ao desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico. Nesse contexto, os Repositórios Institucionais (RI) assumem papel estratégico ao promover o acesso aberto à produção científica, acadêmica e educacional, contribuindo diretamente para o alcance de diversas metas da Agenda, em especial do ODS 4 — Educação de Qualidade. Além disso, os RI também dialogam com o ODS 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura — e o ODS 16 — Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Este artigo discute a relevância dos repositórios institucionais na promoção dos ODS, evidenciando suas potencialidades para democratizar o conhecimento, fortalecer a ciência aberta e fomentar práticas sustentáveis nas instituições de ensino superior.
Downloads
References
COAR. Confederation of Open Access Repositories. https://www.coar-repositories.org
FRANÇA, Fernanda Percia y ARAUJO, Denise Oliveira de y SILVA, Márcio Bezerra da. A ferramenta para repositórios institucionais DSpace: conceitos e características. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, v. 13 n. 2, 2020. Recuperado el 2 de octubre de 2024, de A ferramenta para repositórios institucionais DSpace: conceitos e características | Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31160
KESTIN, T.; LUMBRERAS, J. y PUCH, M. C. Acelerando a educação para os ODS nas universidades: um guia para universidades, faculdades e instituições de ensino superior e terciárias. Nova York: Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, 2020. Recuperado el 2 de octubre de 2024, de https://files.unsdsn.org/210721%20accelerating-education-for-the-sdgs-in-unis-PT.pdf
KRÄMER, Bernd J. und KLEBL, Michael. Open Educational Resources and the edu-sharing Repository Network. eL&mL 2011: The Third International Conference on Mobile, Hybrid, and Online Learning. Recuperado el 7 de diciembre de 2024, de elml_2011_3_20_50043.pdf
LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. Recuperado el 7 de diciembre de 2024, de https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%2 0a%20visibilidade%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o%20cient%c3%adfica%20bra sileira.pdf
ONU. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
OPENAIRE. Open Access Infrastructure for Research in Europe. https://www.openaire.eu
SAYÃO, Luis; TOUTAIN, Lídia Brandão; ROSA, Flávia Garcia y MARCONDES, Carlos Henrique. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. EDUFBA, 2009. Recuperado el 6 de agosto de 2024, de https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf
UNESCO. Repensando a educação: rumo a um bem comum? Paris: UNESCO, 2016. Recuperado el 8 de octubre de 2024, de https://files.unsdsn.org/210721%20accelerating-education-for-the-sdgs-in-unis-PT.pdf
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Gizele Cristine Nunes do Couto, Ivanise N. Mendes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.




