Análise de obras de Mary e Eliardo França em contribuição à alfabetização brasileira

Analysis of works by Mary and Eliardo França in contribution to Brazilian literacy

Autores/as

  • Katia Masson Peruzzi Donegá Integralize. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i5.2021.100

Palabras clave:

Alfabetização, Leitura, Mary França, Eliardo França

Resumen

A criança obtém a aprendizagem à medida que constrói seu raciocínio lógico por isso, é importante que durante o processo de alfabetização a criança seja estimulada a desenvolver um senso crítico, questionador, com autonomia e, associa que uma boa leitura lhe traz benefícios, mesmo que de forma simples. Aconselha-se que crianças em fase de alfabetização ouçam histórias contadas por suas professoras e trabalhem com textos fáceis onde as palavras, frases ou texto são utilizados como estratégia de aprendizado. A leitura é um ato complexo para uma criança e sabendo-se disso, o educador deve se organizar para trabalhar a leitura com certa frequência, a fim de obter uma rotina que favorecerá ao aluno o hábito e o aprimoramento da leitura. A utilização das obras de Mary e Eliardo França são uma ferramenta que há anos vem contribuindo para que os professores possam enriquecer as aulas e de forma lúdica e produtiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Katia Masson Peruzzi Donegá, Integralize.

    Pedagoga, Geógrafa, especialista em Educação Infantil e Alfabetização, Ensino Religioso Escolar e Didática do Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Integralize.

Publicado

2021-04-22

Cómo citar

DONEGÁ, Katia Masson Peruzzi. Análise de obras de Mary e Eliardo França em contribuição à alfabetização brasileira: Analysis of works by Mary and Eliardo França in contribution to Brazilian literacy. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 1, n. 5, p. 111–124, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i5.2021.100. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/100. Acesso em: 17 feb. 2026.