Estudo de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na região urbana de Patos de Minas, Minas Gerais

Autores/as

  • Leonardo Pêgo de Miranda GONÇALVES Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) Autor/a
  • Eliane Cândida LOPES Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) Autor/a
  • Jean Felipe Pereira de SOUSA Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) Autor/a
  • Rodrigo Fábio VIANA Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i6.2021.113

Palabras clave:

Geotecnia, Suscetibilidade, Deslizamento, Inundação, SIG

Resumen

Todos os anos o Brasil registra milhares de acidentes considerados como desastres naturais, onde o Estado de Minas Gerais contribui anualmente, principalmente com acidentes vinculados as intensas chuvas. Assim o presente estudo possui como objetivo a indicação de áreas que possuem a propensão ao desenvolvimento de processos físicos naturais ligados a movimentação de massa e inundação no perímetro urbano da cidade de Patos de Minas. A partir de mapas de uso e ocupação do solo, classes dos solos, hipsometria, precipitações médias anuais, declividade, malha viária e NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), aplicou-se a álgebra de mapas e processo de hierarquização analítica. Como resultado obteve-se a classificação de suscetibilidade da área. Concluiu-se que o perímetro urbano possui suscetibilidade média a alta para movimentos de massa e inundação, ressalta-se que medidas preventivas devem ser efetivadas para evitar maiores acidentes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-22

Cómo citar

GONÇALVES, Leonardo Pêgo de Miranda; LOPES, Eliane Cândida; SOUSA, Jean Felipe Pereira de; VIANA, Rodrigo Fábio. Estudo de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na região urbana de Patos de Minas, Minas Gerais. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 1, n. 6, p. 10–51, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i6.2021.113. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/113. Acesso em: 17 feb. 2026.