Teologia liberal em questão
análise da produção acadêmica na Veb Of Science no período de 1945 – 2020
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.120Palabras clave:
Teologia Liberal, Liberalismo Teológico, Teologia, Web of Science, BibliometriaResumen
Com início no final do século XVIII, o liberalismo teológico tem ganhado espaço nos debates acadêmicos exercendo forte influência nas práticas eclesiásticas. Além disso, tem proporcionado variados desdobramentos e distintas vertentes no campo da teologia, sobretudo ao promover a inserção de outras fontes de estudo para além das Sagradas Escrituras. O presente estudo objetiva analisar a produção acadêmica referente à temática da Teologia Liberal a partir de documentos indexados na base de dados da Web of Science (WoS) notadamente no período circunscrito entre os anos 1945 e 2020. Com objetivos descritivos-exploratórios, empregou-se a análise bibliométrica como ferramenta de análise da produção acadêmico-científica. A análise efetuada num conjunto de 66 documentos mostra um crescimento no número de publicações com maior ênfase a partir do ano 2000. Houve predominância de publicações em formato de livros seguido de artigos em periódicos/revistas especializados, além elevada proeminência da categoria “Religion” com 54 registros do volume total. Os Estados Unidos são responsáveis por mais da metade das publicações pesquisadas, sendo a língua inglesa o idioma de 86,36% das publicações. Das 24 organizações registradas, 20 são americanas, um percentual de mais de 83%. Quanto ao vínculo institucional, 80% das instituições são americanas, restando uma localizada nos Países Baixos (Holanda) e uma na Inglaterra.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Edenis Cesar de Oliveira (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


