Etnografia virtual
O que as redes sociais dizem sobre epilepsia?
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i11.2021.171Palabras clave:
Mídias sociais, Crise convulsiva, Tecnologia da informação e comunicaçãoResumen
Epilepsia é um transtorno neurológico caracterizado por episódios de alterações comportamentais súbitas e recorrentes, as chamadas crises epiléticas. A alta prevalência e a gravidade dessa doença, principalmente em indivíduos que não apresentam suas crises convulsivas controladas, têm levado os pacientes acometidos a serem estigmatizados pela sociedade nos ambientes escolar e de trabalho. Atualmente, com a popularidade das redes sociais e o acesso às informações por meio virtual, tanto por pacientes quanto por curiosos, tem surgido uma nova forma de fazer pesquisa, a chamada neografia virtual, que consiste na análise das mídias sociais, surgiu em função da necessidade de pesquisadores abordarem o mundo on-line em suas pesquisas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi fazer um levantamento de publicações nas redes sociais sobre informações acerca da epilepsia. Para isso, foram selecionadas três redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok, com descritores previamente selecionados, e, posteriormente, foram selecionadas as 20 publicações que apresentaram a maior quantidade de visualizações, likes e compartilhamentos. Em seguida, foi realizada a análise de cada postagem, e podemos observar que, entre as postagens informativas sobre os cuidados em caso de crise convulsiva, as informações sobre epilepsia, com exposição de mitos sobre a doença, foram as mais visualizadas, curtidas e compartilhadas. Dessa forma, podemos concluir que as redes sociais vêm atuando como agentes disseminadores de informações sobre condutas relacionadas à epilepsia para a comunidade que não tem acesso a informações científicas realizadas por meio de metodologia tradicional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Magna Vieira Barbosa, Maria Leticia Pereira Aquino, Mayse da Silva Fagundes, Dalton Ferreira Matos, Delma Holanda de Almeida (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


