Contador guarda-livros, profissional arrojado
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i11.2021.182Palabras clave:
Guarda-livros, Profissional arrojado, Perfil dinâmicoResumen
Foi-se o tempo do "guarda-livros". As funções meramente burocráticas estão cedendo espaço a profissionais mais arrojados, que desejam aproximar as informações e a utilidade gerencial. Sabe-se que cursar quatro anos do ensino superior e registrar-se no CRC é apenas o início da caminhada do contador. O mercado procura um perfil dinâmico: um profissional que se atualize constantemente e seja autodidata. A globalização e a necessidade de inovações constantes levam os empregadores a contratar pessoas proativas, com senso de responsabilidade e capacidade de se manter atualizadas diante do caos legislativo que se verifica no Brasil. A avalanche de informações que o governo exige das empresas é um indicativo de que não basta aprimoramento técnico, sendo necessário que o contabilista compreenda e se comunique dentro e fora da organização, visando adaptar tais exigências. Mensalmente, os governos federais, estaduais e municipais despejam nos diários oficiais dezenas de decretos, regulamentos, atos administrativos, transformando-os em informações e preparando relatórios contábeis para a tomada de decisões. Aqueles que tomam decisões baseadas nos relatórios contábeis são denominados usuários da Contabilidade, que podem ser usuários internos, como Administradores, Gerentes, Funcionários, e os chamados usuários externos, tais como Fornecedores, Bancos, Governos. A contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações, tais como organizar, planejar e controlar as operações contábeis de empresas em geral, bem como realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Edimur Diniz Vaz (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


