O assédio moral/sexual enfrentado pela policial feminina frente aos avanços da mulher no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.311Palabras clave:
Assédio, Polícia, MulherResumen
Apresenta a temática do assédio moral e sexual vivenciado pelas policiais femininas, contrapondo a questão em meio à crescente presença feminina no mercado de trabalho. Para delimitar o contexto de estudo, observou-se o seguinte objetivo geral: dialogar sobre a posição da mulher no serviço das polícias civil e militar, estabelecendo um parâmetro comparativo entre os avanços do sexo feminino no mercado de trabalho e o assédio moral sofrido pelas policiais. E, junto ao objetivo geral, os seguintes objetivos específicos: apresentar o contexto de avanço da mulher no mercado de trabalho; descrever os parâmetros do serviço militar para mulheres na polícia; e compreender os cenários de assédio moral contra as policiais femininas. A metodologia de pesquisa abrangeu as diretrizes da pesquisa bibliográfica e os parâmetros analíticos da pesquisa qualitativa. Sobre os resultados, observou-se que a literatura científica a respeito do tema segue em construção; contudo, é possível identificar contextos em que a figura da mulher frente aos abusos cometidos dentro e fora das forças armadas tem sido matéria de discussão, incluindo a proposta de mudanças nos mecanismos punitivos aos agressores.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 Mariana Carolina Santana de Oliveira, José Elias Seibert Santana Júnior (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


