Importância da criminalização da prática de stalking na proteção ao direito da liberdade e da privacidade no âmbito digital

Autores/as

  • Janaína Amaral Azevedo Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.430

Palabras clave:

Stalking, Liberdade, Privacidade, Perseguição, Cyberstalking

Resumen

Trata o presente artigo de abordar sobre a importância da tipifi cação da prática de perseguição conhecida como stalking no Brasil, através da Lei de n. 14.132/2021 para a proteção do direito à liberdade e privacidade. Desse modo, objetivou-se analisar a proteção constitucional aos direitos de liberdade e privacidade e como a criminalização da prática de stalking no Brasil impacta nessa proteção. Para alcançar tal objetivo, a metodologia utilizada para a pesquisa foi o método dedutivo e revisão literária. Por se tratar um tema novo, como sua redação no código penal a utilização de periódicos e doutrina pertinente se fez essencial. Concluiu-se que o stalking é um crime que fere os direitos fundamentais constitucionais, tendo grande impacto na liberdade e privacidade da vítima.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-01-22

Cómo citar

AZEVEDO, Janaína Amaral. Importância da criminalização da prática de stalking na proteção ao direito da liberdade e da privacidade no âmbito digital. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 2, n. 2, p. 436–441, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.430. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/317. Acesso em: 17 feb. 2026.