Bibliotecários da Universidade Licungo de Moçambique na localização e disponibilização de informações pertinentes aos utentes
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.476Palabras clave:
Biblioteca, Catálogo electrónico, Bibliotecários, Utentes, Uni LicungoResumen
O presente artigo teve como propósito compreender o que está à origem das dificuldades que os profissionais da Biblioteca da Universidade Licungo, Extensão da Beira, têm em matéria de busca de informações no catálogo electrónico disponível em linha, para ajudar os utentes na disponibilização das informações. Para tanto, foram utilizados o método bibliográfico para fundamentar teoricamente o estudo e a técnica de entrevista não estruturada para a coleta de dados no local de estudo. A pesquisa foi realizada na instituição previamente indicada e teve como amostra representativa seis bibliotecários. A partir da análise qualitativa foi possível concluir que, os bibliotecários carecem de capacitações, não apenas com frequência, mas também de acordo com a atualização do sistema de localização de informação e domínio de informática; as capacitações já oferecidas pela instituição estão em um número bastante reduzida, o que de certa forma impacta negativamente em suas atividades; nota-se também que há falta de trabalho em equipa porque se percebe em parte que, as dificuldades dos bibliotecários são individualizadas. Sugere-se que, além de acentuar as capacitações, haja disponibilização de mais recursos informáticos, inclusive do sistema de segurança, a fim de evitar o furto de livros.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Vitorina Helena Dias Chuire, Jaime Ernesto Naene (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


