VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA ADOLESCENTES GRÁVIDAS E AS CONSULTAS DE ENFERMAGEM COMO UM MEIO DE INTERVENÇÃO NESSES CASOS.

Autores/as

  • Giuliana Denise Rodrigues de Andrade Autor/a
  • Felipe Renato Castro Rodrigues Autor/a
  • Eduarda Luiza Oliveira Monteiro Autor/a
  • Ítalo José Silva Damasceno Autor/a
  • Roberta Ventura Neves Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.598

Palabras clave:

violência intrafamiliar, gravidez na adolescência, pré-natal, atenção primária

Resumen

A violência intrafamiliar contra adolescentes grávidas constitui-se um grave problema de saúde pública sendo manifestada a partir de uma relação desigual de poder, em razão das formas violentas de se relacionar perpetuadas de geração para geração. São sérias as repercussões da violência intrafamiliar para a saúde do binômio mãe-bebê, podendo se tornar mais grave por se tratar de adolescente, em virtude das transformações peculiares inerentes a esta fase da vida, a assistência de enfermagem durante a rotina de consultas do pré-natal no âmbito da atenção primária, podem ser um espaço que propicie a identifi cação dos sinais de violência e intervenções amparadas por lei, a fi m de que está menor seja retirada deste cenário nocivo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-01-22

Cómo citar

ANDRADE, Giuliana Denise Rodrigues de; RODRIGUES, Felipe Renato Castro; MONTEIRO, Eduarda Luiza Oliveira; DAMASCENO, Ítalo José Silva; NEVES, Roberta Ventura. VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA ADOLESCENTES GRÁVIDAS E AS CONSULTAS DE ENFERMAGEM COMO UM MEIO DE INTERVENÇÃO NESSES CASOS. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–5, 2024. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.598. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/414. Acesso em: 17 feb. 2026.