História de resistência e entrelaços: uma amostra pós-colonial presentes em órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum

Autores/as

  • Claudilene Souza Regis Universidade Federal de Rondônia Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.503

Palabras clave:

Pós-colonialismo. Hibridismo cultural. Identidade. Orfãos do Eldorado

Resumen

O presente estudo tem como escopo efetivar uma abordagem interdisciplinar que combina a literatura e história, com o fim de explorar temas no tocante a resistência identitárias, conflitos familiares e as mudanças sociais e políticas na região amazônica, presentes na obra Órfãos do Eldorado do romancista manauara Milton Hatoum. O objetivo geral é apresentar como se dá a configuração das marcas de resistência entrelaçadas com o viés pós-colonial ao longo da obra Órfãos do Eldorado. Os objetivos específicos se substanciam em investigar como as questões de identidade são abordadas no contexto da história familiar na Amazônia. Descrever o contexto sociocultural e histórico da Amazônia retratado na obra, demonstrando que a relação entre o local e os personagens retratam marcas de combate à dominância colonial, e analisar as temáticas políticas presentes em "Órfãos do Eldorado" apontando-as e relacionando com os acontecimentos históricos e sociais da Amazônia. A metodologia será por meio da aplicação dos pressupostos da pesquisa bibliográfica, e o método analítico será o norte da interpretação do enredo e da história. Bhabha (1998) em o Local da cultura, Said (2011) com a obra Cultura e imperialismo, além de Nenevé e Sampaio (2016) são os principais nortes teóricos. O resultado da pesquisa demonstrou que " Orfãos do Eldorado" de Milton Hatoum, se destaca com uma literatura de relevância à compreensão da realidade social e histórica da Amazônia, e que apresenta marcas entrelaçadas à resistência e à dinâmica de um protagonismo pós-colonial.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudilene Souza Regis, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado em Estudos Literário da Universidade Federal de
    Rondônia.

Referencias

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourençode Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. NENEVÉ, Miguel. SAMPAIO, Sônia Maria Gomes. Pós-colonialismos: Promovendo Diálogos. In: Pós-colonialismos: Uma Leitura Política dos Textos Literários – São Carlos, SP, 2016.

PENALVA, Lorena de Carvalho. Hibridismo cultural na Amazônia brasileira: umestudo do romance Cinzas do norte, de Milton Hatoum. Dissertação (mestrado)–Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2015.

Queiroz, Rafael da Silva. A Amazônia complexa e residual de Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas. Orientadora: Cássia Maria Bezerra do Nascimento, Manaus, 2017.

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.

SILVA, Maria Alexandrina Félix de Andrade. Órfãos do eldorado: confluências indenitárias e culturais na narrativa de Milton Hatoum. Muiraquitã, UFAC, ISSN2525-5924, v. 5, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.29327/216344.5.2-13

VIOTTO, Estrela Dalva Amoedo. Memórias de um Norte em ruínas: representações coloniais e descolonização em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) –Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

Archivos adicionales

Publicado

2024-04-22

Cómo citar

REGIS, Claudilene Souza. História de resistência e entrelaços: uma amostra pós-colonial presentes em órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.503. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/503. Acesso em: 21 jan. 2026.