Uma visão interdisciplinar: ciência e música

An interdisciplinary vision: science and music

Autores/as

  • Eder José de Almeida Golvêa Universidad Interamericana do Paraguay Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.889

Palabras clave:

Música. Ciência. Interdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo faz parte de um trecho da Dissertação de Mestrado que aborda sobre “A utilização da música como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no componente curricular de Ciências nas Séries Inicias. O trabalho discorre que a música, no ensino de Ciências, de forma alinhada a objetivos bem traçados, pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Nesse sentido, o que se propôs levantar na pesquisa corrobora com o propósito de evidenciar a importância do aprofundamento nos estudos interdisciplinares, pela ótica da música e da ciência, como fatores essenciais para os avanços nos processos disciplinares escolares. Um grande exemplo para ressaltar esse divisor de águas contemporâneo foi a contribuição das palavras de Cecília Meireles, que ganharam vida no teatro, na música, em filmes e em gravações de seus poemas recitados. Sua influência no movimento modernista brasileiro alavancou diversas experiências teóricas e metodológicas dentro das universidades em que esteve à frente com seu trabalho. É importante olharmos para uma cultura interdisciplinar, com uma postura que nos permita visualizar uma melhor relação entre o homem e o conhecimento, contribuindo na ciência e na música.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eder José de Almeida Golvêa, Universidad Interamericana do Paraguay

    Mestre em Ciências da Educação Pela Universidad Interamericana do Paraguay.

Referencias

BLACKING, J. How musical is man? London: University of Washington Press, 1973.

BORDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico.

São Paulo: UNESP, 2004.

BLASZKO, C. E. O uso do blog aliado ao ensino de ciências para a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 jul. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: bases legais. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, T. A. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no Ensino das Ciências. Universidade de Aveiro, 2014.

CANDÉ, R. História universal da música. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994. (v. 1).

CAVINI, M. P. História da música ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII. São Carlos: EdUFSCar, 2011.

Archivos adicionales

Publicado

2025-03-18

Cómo citar

GOLVÊA, Eder José de Almeida. Uma visão interdisciplinar: ciência e música: An interdisciplinary vision: science and music. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinaria O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.889. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/889. Acesso em: 21 jan. 2026.