A contribuição da engenharia mecânica para o desenvolvimento e produção eficiente de medicamentos: uma abordagem multidisciplinar
The contribution of mechanical engineering to the efficient development and production of medicines: a multidisciplinary approach
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.984Palabras clave:
Engenharia Mecânica; Indústria Farmacêutica; Produção de Medicamentos; Inovação Tecnológica; Indústria 4.0.Resumen
A engenharia mecânica, comumente associada a setores tradicionais como o automobilístico e o energético, é fundamental para a indústria farmacêutica, sendo responsável por processos de fabricação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Este artigo analisa, sob uma perspectiva multidisciplinar, o papel da engenharia mecânica na produção de medicamentos, abordando o desenvolvimento de máquinas, a automação de processos, o controle ambiental e os desafios futuros da indústria 4.0. Com base em revisões bibliográficas e estudos recentes (BERTOLINI, 2010; LANGER, 2017; SILVA; OLIVEIRA, 2020), destaca-se como a integração entre engenharia e farmacologia é crucial para a inovação na área da saúde. Conclui-se que os avanços na produção de medicamentos dependem diretamente do desenvolvimento tecnológico promovido pela engenharia mecânica.
Descargas
Referencias
BERTOLINI, L. Engenharia Mecânica Aplicada à Indústria Farmacêutica. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
CÂMARA, E. Fundamentos de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
KAGERMANN, H. Change Through Digitization — Value Creation in the Age of Industry 4.0. In: Management of Permanent Change. Berlin: Springer, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-658-05014-6_2
LANGER, R. Biomaterials and Biotechnology: Engineering the Future of Medicine. Nature Biotechnology, v. 35, p. 1028–1040, 2017.
MOREIRA, T. Sistemas CIP na Indústria Farmacêutica: eficiência e segurança. Revista Brasileira de Engenharia de Produção, v. 27, n. 2, 2021.
PEREIRA, L.; GONÇALVES, F. Sustentabilidade na Indústria Farmacêutica: um olhar da Engenharia. Revista de Inovação Tecnológica, v. 5, n. 1, p. 60–74, 2020.
RODRIGUES, A.; SOUZA, M.; LIMA, P. Impacto da Automação na Produção de Medicamentos Genéricos. Caderno de Engenharia de Produção, v. 24, n. 3, p. 45–59, 2019.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, M. C. Biotecnologia e Bioreatores: uma abordagem prática. São Paulo: Blucher, 2020.
WHO. World Health Organization. COVID-19: Lessons Learned in Pharmaceutical Manufacturing. Geneva: WHO Press, 2021.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Juliano Augusto Pereira (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


