Design Instrucional No Ensino Da Matemática: Aplicação Do Modelo ADDIE E Metodologias Ativas Para Aprendizagem Significativa

Instructional Design in Mathematics Teaching: Applying the ADDIE Model and Active Methodologies for Meaningful Learning

Autores

  • Caique Convento Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1415

Palavras-chave:

Design Instrucional. Ensino de Matemática. Metodologias Ativas. Modelo ADDIE. Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente estudo aborda a aplicação do Design Instrucional (DI) no ensino da Matemática, destacando sua relevância para a construção de práticas pedagógicas mais organizadas, interativas e significativas. A partir da análise das necessidades do público-alvo e da utilização do modelo ADDIE, o DI permite planejar, desenvolver, implementar e avaliar estratégias educacionais de forma sistemática, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. O trabalho discute as vantagens desse modelo, como a organização do processo pedagógico, a adaptação às diferentes demandas dos alunos, a integração de metodologias ativas e a possibilidade de avaliação contínua do ensino. Paralelamente, são apresentadas limitações, incluindo a necessidade de tempo e recursos para planejamento, o risco de sistematização excessiva e a dependência de engajamento dos estudantes. A pesquisa bibliográfica realizada fundamentou teoricamente o estudo, oferecendo suporte para a compreensão da importância do DI no contexto escolar. Conclui-se que a aplicação do Design Instrucional contribui significativamente para tornar o ensino da Matemática mais eficiente, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes, promovendo a construção de conhecimentos críticos e a melhoria das práticas pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caique Convento

    Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Referências

FILATRO, Andrea. Tecnologia educacional: planejamento de recursos instrucionais. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015.

Publicado

18.09.2025

Como Citar

CONVENTO, Caique. Design Instrucional No Ensino Da Matemática: Aplicação Do Modelo ADDIE E Metodologias Ativas Para Aprendizagem Significativa: Instructional Design in Mathematics Teaching: Applying the ADDIE Model and Active Methodologies for Meaningful Learning. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1415. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1415. Acesso em: 10 out. 2025.