Design Instrucional No Ensino Da Matemática: Aplicação Do Modelo ADDIE E Metodologias Ativas Para Aprendizagem Significativa
Instructional Design in Mathematics Teaching: Applying the ADDIE Model and Active Methodologies for Meaningful Learning
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1415Palavras-chave:
Design Instrucional. Ensino de Matemática. Metodologias Ativas. Modelo ADDIE. Aprendizagem Significativa.Resumo
O presente estudo aborda a aplicação do Design Instrucional (DI) no ensino da Matemática, destacando sua relevância para a construção de práticas pedagógicas mais organizadas, interativas e significativas. A partir da análise das necessidades do público-alvo e da utilização do modelo ADDIE, o DI permite planejar, desenvolver, implementar e avaliar estratégias educacionais de forma sistemática, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. O trabalho discute as vantagens desse modelo, como a organização do processo pedagógico, a adaptação às diferentes demandas dos alunos, a integração de metodologias ativas e a possibilidade de avaliação contínua do ensino. Paralelamente, são apresentadas limitações, incluindo a necessidade de tempo e recursos para planejamento, o risco de sistematização excessiva e a dependência de engajamento dos estudantes. A pesquisa bibliográfica realizada fundamentou teoricamente o estudo, oferecendo suporte para a compreensão da importância do DI no contexto escolar. Conclui-se que a aplicação do Design Instrucional contribui significativamente para tornar o ensino da Matemática mais eficiente, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes, promovendo a construção de conhecimentos críticos e a melhoria das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
FILATRO, Andrea. Tecnologia educacional: planejamento de recursos instrucionais. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Caique Convento (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.