Desafios e Possibilidades para a Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no Ambiente Escolar

Autores

  • Auzirene Araújo de Oliveira Autor
  • Francisca das Chagas Sousa Araújo Oliveira Autor
  • Francisco Márcio de Sousa Oliveira Autor
  • Ezequiel da Silva Vilar Autor
  • Welington Sousa de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1521

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial, Estratégias Pedagógicas, Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar constitui um tema de grande relevância e complexidade, amplamente debatido na área da Educação. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades relacionados à inclusão desses estudantes, buscando identificar estratégias pedagógicas eficazes que promovam seu desenvolvimento integral. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de experiências e práticas inclusivas. O referencial teórico baseia-se em autores que abordam a Educação Especial e a Educação Inclusiva, destacando a importância da adaptação curricular, do uso de recursos pedagógicos acessíveis e da formação continuada dos docentes. Os resultados evidenciam que a inclusão efetiva de estudantes com TEA exige não apenas práticas pedagógicas diferenciadas, mas também a atuação de uma equipe multidisciplinar e o engajamento da família no processo educativo. Conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva requer uma abordagem personalizada, que valorize as potencialidades de cada estudante e promova sua plena participação social e acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão. 4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/introducao.pdf

. Acesso em: 24 fev. 2025.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos is. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

CUNHA, Eugênio. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

HUMMEL, Eromi Izabel. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso da tecnologia assistiva. 2012.

MAIA, C. S.; MENEZES, K. M. C.; TENORIO, F. C. A.; JÚNIOR, J. R. A. Q.; MACIEL, G. E. S. Transtorno do Espectro Autista e a suplementação por ácido fólico antes e durante a gestação. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 68, n. 4, Rio de Janeiro, out./dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0047-20852019000400231&script=sci_arttext DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000251

. Acesso em: 20 jan. 2020.

ROSSETTO, Tailine; MARCON, Karina. As potencialidades da tecnologia assistiva para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, n. 1, p. e515681-e515681, 2024. DOI: https://doi.org/10.14244/198271995156

Publicado

15.10.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Auzirene Araújo de; OLIVEIRA, Francisca das Chagas Sousa Araújo; OLIVEIRA, Francisco Márcio de Sousa; VILAR, Ezequiel da Silva; OLIVEIRA, Welington Sousa de. Desafios e Possibilidades para a Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no Ambiente Escolar. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1521. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1521. Acesso em: 20 out. 2025.