Dinâmicas de interação em cursos EAD: uma análise sobre o uso de Fóruns e chats
Interaction dynamics in distance education courses: an analysis on the use of Forums and chats
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1770Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Educação a distância. Interatividade. Ambiente virtual de aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como tema as tecnologias digitais na educação, com foco na educação a distância (EAD) e na interatividade entre alunos e professores. O objetivo geral é analisar a percepção sobre a interatividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), considerando as ferramentas mais utilizadas, as disciplinas que contribuem para a aprendizagem e a compreensão sobre o conceito de interatividade. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica e análise documental, fundamentada nos dados e estudos de caso apresentados na obra "Tecnologias Digitais na Educação" (SOUSA; MOITA; CARVALHO, 2011). Os resultados da análise indicam que o Fórum se destaca como a ferramenta mais interativa do AVA, seguido por Tarefa, Chat e Questionário. Conclui-se que a educação a distância oferece diversas possibilidades de uso de materiais e metodologias que estimulam a criatividade, mas é preciso haver maior conscientização sobre o potencial das ferramentas tecnológicas na promoção da aprendizagem colaborativa.
Downloads
Referências
BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2003.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2004.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. São Paulo: Papirus, 2000.
PETERS, O. Educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
SANTOS, E. F. G.; CRUZ, D. M.; PAZZETTO, V. T. Ambiente educacional rico em tecnologia: a busca do sentido.: 27 nov. 2023.
SOLETIC, A. A produção de materiais escritos nos programas de educação a distância: problemas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOUSA, R. P. de.; MOITA, F. M. C. dá S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias Digitais Na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Fagner Wanke Granvilla (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





