Dinâmicas de interação em cursos EAD: uma análise sobre o uso de Fóruns e chats

Interaction dynamics in distance education courses: an analysis on the use of Forums and chats

Autores

  • Fagner Wanke Granvilla UERGS Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1770

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Educação a distância. Interatividade. Ambiente virtual de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como tema as tecnologias digitais na educação, com foco na educação a distância (EAD) e na interatividade entre alunos e professores. O objetivo geral é analisar a percepção sobre a interatividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), considerando as ferramentas mais utilizadas, as disciplinas que contribuem para a aprendizagem e a compreensão sobre o conceito de interatividade. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica e análise documental, fundamentada nos dados e estudos de caso apresentados na obra "Tecnologias Digitais na Educação" (SOUSA; MOITA; CARVALHO, 2011). Os resultados da análise indicam que o Fórum se destaca como a ferramenta mais interativa do AVA, seguido por Tarefa, Chat e Questionário. Conclui-se que a educação a distância oferece diversas possibilidades de uso de materiais e metodologias que estimulam a criatividade, mas é preciso haver maior conscientização sobre o potencial das ferramentas tecnológicas na promoção da aprendizagem colaborativa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fagner Wanke Granvilla, UERGS

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Referências

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2003.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2004.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. São Paulo: Papirus, 2000.

PETERS, O. Educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

SANTOS, E. F. G.; CRUZ, D. M.; PAZZETTO, V. T. Ambiente educacional rico em tecnologia: a busca do sentido.: 27 nov. 2023.

SOLETIC, A. A produção de materiais escritos nos programas de educação a distância: problemas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUSA, R. P. de.; MOITA, F. M. C. dá S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias Digitais Na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247

Publicado

02.12.2025

Como Citar

GRANVILLA, Fagner Wanke. Dinâmicas de interação em cursos EAD: uma análise sobre o uso de Fóruns e chats: Interaction dynamics in distance education courses: an analysis on the use of Forums and chats. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1770. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1770. Acesso em: 4 dez. 2025.