A alfabetização  em tempos de smartphones e redes sociais: contextualizando o impacto dessas tecnologias na educação contemporânea

Literacy in times of smartphones and social networks: contextualizing the impact of these technologies in contemporary education

Autores

  • Katia Regina Eugênio Correa Autor
  • Ednea Mendes Prestes Cambruzzi Autor
  • Milton Antunes Torres Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1221

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Alfabetização. Alunos.

Resumo

A era digital transformou a interação com o mundo, com tecnologias como smartphones e tablets se tornando comuns em diversas esferas da vida. Essas mudanças apresentam novas oportunidades e desafios para a educação, especialmente no processo de alfabetização. Este artigo destaca a importância da incorporação das tecnologias digitais na prática pedagógica na alfabetização. A integração das tecnologias digitais deve estimular a reflexão e aplicação do conhecimento, desenvolvendo o senso crítico e a competência informacional dos alunos. O artigo aborda três tópicos principais: tecnologias digitais e a alfabetização, explorando como elas podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos e livros. A tecnologia digital, quando integrada de maneira significativa, tem o potencial de transformar o ensino-aprendizagem. Entende-se que a escola deve incorporar as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como elementos que facilitam a aprendizagem universal promovendo um aprendizado contínuo e flexível. A multimodalidade presente nos dispositivos digitais enriquece o letramento dos alunos e proporciona uma interação mais ativa. A integração das tecnologias digitais na educação exige a capacitação contínua dos educadores e uma abordagem pedagógica inovadora. Professores devem estar preparados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, criando um ambiente de aprendizagem envolvente e educativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katia Regina Eugênio Correa

    Aluna do programa de pós graduação em Ciências da Educação 

  • Ednea Mendes Prestes Cambruzzi

    Aluna do programa de pós graduação em Ciências da Educação 

  • Milton Antunes Torres

    Aluno do programa de pós graduação em Ciências da Educação

Referências

ABBONDATI, Mário. Um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de tópicos de matemática do ensino fundamental. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/server/api/core/bitstreams/75a42401-a0ac-407b-bd92-49b7e8b7a7ab/content acessado em 20 de jun. de 2024

BRASIL. Constituição(1988)].Constituição Da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal,1988.Disponívelem: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessoem:10 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME,2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em:10 jun. 2024.

CONTE Laine; MARTINI,Rosa Maria Filippozzi . As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Disponível em

https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/ acessado em 14 de abr. de 2025

COUTO, M.; PRADO, M. Uso da tecnologia nas artes visuais em sala de aula. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 11, n. 2, p. 141-167, 20. Disponível em. https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7167/4960 Acesso em:10 jun. 2024 DOI: https://doi.org/10.5965/198431781122015141

FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013. p.45-470. Disponível em: https://minhabiblioteca.com.br/catalogo/livro/86212/o-ingresso-na-escrita-e-nas-culturas-do-escrito/ acessado em 12 de abr. de 2025

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, Julianna Silva Glória, Delaine Cafiero Bicalho, Mônica Daisy Vieira Araújo e Fátima Cafiero Garcia. Tecnologias digitais na alfabetização : o trabalho com jogos e atividades digitais para aquisição do sistema alfabético e ortográfico de escrita. https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/02/Tecnologias-Digitais-na-Alfabetizacao_2018.pdf? Acessado em 10 de abr. de 2025

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, GLÓRIA, Julianna Silva. Trabalhando com Mídias e Tecnologias Digitais como Instrumentos de Alfabetização. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04. Brasília: MEC, SEB, 2015. p. 69-80. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-4-5.pdf acessado em 10 de abr. de 2025

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. "Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores." Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação. UFMG (2005). https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/Col_Alf.Let_.08_Metodos_didaticas_alfabetizacao.pdf? Acessado em 10 de abr. de 2025

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf.acessado em: 14 de abr. de 2025

MOLINARI, Maria Claudia; FERREIRO, Emília. Identidades y diferencias en

las primeras etapas del proceso de alfabetización. Escrituras realizadas

en papel y en computadora. Lectura y vida, v. 28, n. 4, p. 18-30, 2007.https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.7468/pr.7468.pdf acessado em 14 de abr. de 2025

MORÁN, J. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: proximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http:// www2.eca.usp. br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acessado em: 04 abr. de 2025

MORAN, José Manoel Costas. Gestão Inovadora com Tecnologias. In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Mirtes. (Orgs). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2000. p. 151-164 https://moran.eca.usp.br/textos/tecnologias_eduacacao/gestao.pdf

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audivisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. p. 11- 66 2000.Disponível em: http://projetosntenoite.pbworks.com/w/file/fetch/57899807/MORAN-Novas%20Tecnologias%20e%20Media%C3%A7%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gica.pdf acessado em 14 de jun. de 2025

RIBEIRO, Rafael João; et al. Teorias de Aprendizagem em jogos digitais educacionais: um panorama brasileiro. Revista novas tecnologias na educação:

RENOTE, Porto Alegre, v. 13 n. 1, jul. 2014. CINTED-UFRGS. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57589>. Acesso em: 08 jun. 2024.

SANTOS José Ozildo dos, Rosélia Maria de Sousa dos SANTOS. O uso do celular como ferramenta de aprendizagem. 2014 Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(4), 1–6. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3108. Acessado em 15 de abr. de 2025

SANTOS Edméa, Aline Weber. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/8042-Texto%20do%20Artigo-3144-13145-10-20170504.pdf acessado em 13 de abr. de 2025

SILVA, Ailton Marques da. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: IESDE Brasil S.A., 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432463/2/Livro%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf acessado em 23 de abr. de 2025

SOARES. Magda. Novas Práticas De Leitura E Escrita: Letramento Na Cibercultura Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 143 Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt acessado em 12 de abr. de 2025 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2016.https://pergamum.ufpel.edu.br/pesquisa_geral?q=Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20--M%C3%A9todo%20de%20ensino&for acessado em 12 de abr. de 2025

TEBEROSKY, A. 2001 La Clau, materiales para aprender a leer. y a escribir.

Barcelona: Vicens Vives disponível em: https://labedu.org.br/wp-content/uploads/2020/11/palavrasasprofessoras.pdf acessado em 10 de jun. de 2024

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf acessado em 20 de jun. de 2024

Arquivos adicionais

Publicado

05.08.2025

Como Citar

CORREA , Katia Regina Eugênio; CAMBRUZZI , Ednea Mendes Prestes; TORRES, Milton Antunes. A alfabetização  em tempos de smartphones e redes sociais: contextualizando o impacto dessas tecnologias na educação contemporânea: Literacy in times of smartphones and social networks: contextualizing the impact of these technologies in contemporary education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1221. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1221. Acesso em: 5 set. 2025.