O Uso de Recursos Audiovisuais e a Plataforma YouTube Como Estratégias de Mediação Pedagógica
The Use of Audiovisual Resoucers and the YouTube Plataform as Pedagogical Mediaton Strategies
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1783Palavras-chave:
Video , YouTube, EducaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de vídeos na educação como ferramenta de apoio pedagógico no contexto das novas tecnologias digitais. A melhoria contínua na qualidade do ensino passa pelo constante aperfeiçoamento dos profissionais da educação e pela integração de recursos que dialoguem com a realidade dos estudantes contemporâneos. O estudo consiste em uma revisão bibliográfica e análise documental que investiga o impacto do uso de vídeos em sala de aula, com base em dados de pesquisas anteriores sobre a percepção docente e discente, à luz das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que, quando bem empregados, os vídeos geram engajamento positivo, facilitam a compreensão de conteúdos complexos e melhoram a dinâmica das aulas, embora não substituam o papel mediador do professor, que se torna curador do conhecimento.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
CAETANO, S. V.; FALKEMBACH, G. M. YouTube: uma opção para o uso do vídeo na EAD. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
FREIRE, P. Educação Como Prática De Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
JUNGES, D. V.; ROSA, L.P.; GATTI, A. Youtube E Educação Matemática: Um Estudo Dos Canais Especializados Em Ensinar Matemática Escolar. Florianópolis: Revista do Centro de Ciências da Educação, 2021.
MACHADO, L. C. O Uso De Vídeos Como Instrumento De Aprendizagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.
MATTAR, J. Youtube Na Educação: O Uso De Vídeos Em EAD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
MERCADO, L. L. Formação Docente E Novas Tecnologias. Maceió: Universidade Federal do Alagoas, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Fagner Wanke Granvilla (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





