Envelhecimento e relações intergeracionais: caminhos para o diálogo, o cuidado e a inclusão social
Aging and intergenerational relationships: pathways to dialogue, care, and social inclusion
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2026.1944Palavras-chave:
Envelhecimento. Relações intergeracionais. Inclusão social. Solidariedade.Resumo
O envelhecimento populacional constitui um fenômeno global que traz desafios sociais, econômicos e culturais. Nesse contexto, as relações intergeracionais emergem como um componente essencial para promover integração, aprendizado mútuo e solidariedade entre diferentes faixas etárias. O presente artigo tem como objetivo analisar as relações intergeracionais como estratégias para o fortalecimento do diálogo, do cuidado e da inclusão social da população idosa. Trata-se de um estudo qualitativo baseado em revisão bibliográfica de autores nacionais e internacionais e em documentos institucionais, com destaque para produções da Organização Mundial da Saúde e do Estatuto da Pessoa Idosa. Os resultados indicam que relações intergeracionais bem estruturadas promovem benefícios recíprocos, fortalecem vínculos familiares e comunitários e contribuem para o enfrentamento do isolamento social e da discriminação etária. Conclui-se que o investimento em programas intergeracionais é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para o envelhecimento populacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
CAMARANO, ANA AMÉLIA. Novo regime demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento? Rio de Janeiro: IPEA, 2014.
CAMARANO, ANA AMÉLIA; KANSO, SOLANGE. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 2, 2017.
DEBERT, GUITA GRIN. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp, 2012.
LIMA, MARIA DA CONSOLAÇÃO; SILVA, ROSANE APARECIDA. Envelhecimento ativo e qualidade de vida. Revista Kairós, São Paulo, v. 21, n. 1, 2018.
NERI, ANITA LIBERALESSO. Qualidade de vida na velhice: enfoque multidisciplinar. Campinas: Alínea, 2013.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: OMS, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Jessica Assumção, Rosalinda Chedian Pimentel (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


