Análise De Energia Elétrica E Consumo Da Ventilação Mínima
Analysis Of Electrical Energy And Minimum Ventilation Consumption
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2026.2041Palavras-chave:
variação de potência, ventiladores de aviários, economia de energiaResumo
O projeto consiste em alterar o modo de operação da ventilação mínima de um aviário, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. Para isso, deixa-se de utilizar os métodos de partidas do tipo on/off e passa-se a empregar partidas com inversor de frequência, permitindo o controle da velocidade dos ventiladores, a variação da potência e o controle do sistema não mais por tempo, mas por ajuste contínuo.
Downloads
Referências
[1] GALISTAS. Histórico da avicultura. Disponível em: http://galistas.blogspot.com.br/2008/02/historico-da-avicultura.html. Acesso em: 30 abr. 2016.
[2] NASCIMENTO, Luis Antonio Brum do. Análise energética na avicultura de corte: Estudo De Viabilidade Econômica Para Um Sistema De Geração De Energia Elétrica Eólicofotovoltaico Conectado A Rede. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
[3] NONIS JÚNIOR, João; SAMED, Márcia Marcondes Altimari. Análise da eficiência energética em um aviário de corte. Revista Produção Industrial & Serviços, Paraná, v. 01, n. 01, p.74-92, 2014.
[4] MACARI, Marcos et al. Produção de frangos de corte. Campinas: Facta, 2014. 1 p.
[5] ABREU, Valéria Maria Nascimento; ABREU, Paulo Giovanni de. Os desafios da ambiência sobre os sistemas de aves no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, Concórdia, v. 40, p.1-14, 2011.
[6] LOPES, Jackelline Cristina Ost. Técnico em Agropecuária. Floriano: Ufpi, 2011. 95 p.
[7] COBB. Manual de manejo de frangos de corte. Brasil: Cobb Vantress, 2008.
[8] CARNIATO, Antônio et al. Aproveitamento do fluxo de ar de exaustores em aviários para geração de energia elétrica. Florianopolis, p.1-10, 2014.
[9] GUIMARÃES, Felipe de Azevedo et al. Controle pid auto-ajustável em ventiladores industriais visando a eficiência energética. In: congresso brasileiro de eficiencia energetica, 2. Vitoria: ABEE.
[10] CARNIATO, Antônio et al. Desenvolvimento de um sistema integrado de geração de energia elétrica para aumento da eficiência energética de aviários. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA EM ENERGIA ELETRICA, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2013, Rio de Janeiro.
[11] MATUCHAKI, Graziel. Projeto de um sistema de climatização de aviário. 2011. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
[12] ALECRIM, Paulo Dias de. Sistema embarcado em microcontrolador para o controle da climatização de aviários de corte. 2012. 151 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia Agricola, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
[13] ALECRIM, Paulo Dias de; CAMPOS, Alessandro Torres; YANAGI JUNIOR, Tadayuki. Sistema automatizado embarcado em microcontrolador para controle e supervisao do ambiente termico para aviários. Jaboticabal, Lavras, v. 41, n. 1, p.33-45, jan. 2013.
[14] GAVA, Gustavo Mondardo. Estudo técnico e econômico para geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos em aviários no estado do Mato Grosso do Sul. 2015. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Eletrica, Faculdade Satc, Criciúma, 2015.
[15] ANIMAL, Associação Brasileira de Proteína. Estatísticas do mercado interno: Frango. Disponível em: <http://abpa-br.com.br/setores/avicultura/mercado-interno/frango>. Acesso em: 11 mar. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2026 Djonatas Borges Mota, Douglas (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


