A importância da confecção do termo circunstanciado de ocorrência-TCO pelo policial militar ante as infrações penais de menor potencial ofensivo
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.316Palavras-chave:
Termo Circunstanciado de Ocorrência, Polícia Militar do AmazonasResumo
O presente estudo se propõe em pautar na dificuldade encontrada pelo cidadão que recorre quando sofre ameaça ou sofre dano em seus direitos, e cuja guarida em muitas situações não lhe é atendida na delegacia de polícia civil, que às vezes está abarrotada de procedimentos mais complexos, e/ou até mesmo não há pessoal suficiente para atender a demanda social, trazendo assim dificuldade de o cidadão exercer seu direito de chegar à Justiça. Ressalta-se que, em muitos casos, a lavratura desse procedimento no local da ocorrência por um policial habilitado e treinado agilizaria o procedimento, deixando fluir com mais eficácia a elucidação do fato e dando uma resposta às partes envolvidas no fato típico. Este trabalho de conclusão de curso devolveu-se não só para obtenção de nota, mas também para levantar uma discussão da importância da confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência-TCO pelo policial militar ante às infrações penais de menor potencial ofensivo, para fins unicamente de racionalizar e aperfeiçoar o trabalho de polícia ostensiva, bem como subsidiariamente proporcionar celeridade dessas infrações penais, que muitas vezes não chegam ao Estado-Juiz, não permitindo desta feita que a população fique à mercê de uma burocracia na atual conjuntura porque passa a Polícia Judiciária, muito burocrática e deficiente de material humano para proporcionar cidadania à população. Pretende-se discutir o assunto de modo que não haja vaidade sobre a problemática que leva a população a desconfiar do trabalho da polícia e a desacreditar o Judiciário. Assunto desta importância deve ser discutido com profissionalismo e espírito republicano, jamais tratado com vaidade; queremos, sim, tratar com dinâmica e, acima de tudo, competência para a efetiva elucidação do ato ilícito cometido, gerando à população a sensação de eficácia e eficiência no serviço policial-judiciário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Arnoldo Fonseca Paes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


