Impactos da Segurança Cibernética na Economia Global
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.478Palavras-chave:
Economia Global, Segurança Cibernética, Ransomware, RiscosResumo
Esse artigo tem o intuito de retratar o posicionamento das diversas entidades governamentais e privadas ao lidar com os temas referentes à segurança cibernética. É comum percebermos nas mídias sociais e digitais que o mundo vem enfrentando diversos desafios quando o assunto são ataques cibernéticos, invasões em ambientes corporativos, roubo de informações, vazamento de dados, extorsão e até mesmo problemas relacionados à privacidade. Com a expansão e a elasticidade da internet, diversas novas tecnologias têm emergido, permitindo cada vez mais formas de interação e de possibilidades. E, nessa interatividade, devemos, friamente, nos preocuparmos com a segurança no ponto de vista globalizado. Então, a ideia aqui é apresentarmos e entendermos como todos esses itens, juntos ou separados, podem afetar diretamente a economia global. Muitas empresas se sentem ameaçadas pelos mais perigosos recursos que podem pô-las em risco, mas, como resultado, não estão preparadas para se protegerem contra ataques como o ransomware, em que os invasores sequestram dados em troca de resgate. Citaremos, neste trabalho, alguns danos que podem ser causados por inadimplência corporativa ou, simplesmente, por grupos de invasores com o objetivo de destruição em massa. Por fim, identificamos alguns recursos que podem ser favoráveis à mitigação dessas invasões e ataques, bem como delinear formas de mantermos os riscos em um nível aceitável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanderley Martins Junior (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


