Importância do exame de Papanicolau para o rastreio do HPV
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.513Palavras-chave:
Saúde da mulher, HPV, Papilomavírus, Exame cervical, Exame Preventivo, PapanicolauResumo
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível muito comum, pois estima-se que aproximadamente 80% das mulheres sexualmente ativas serão expostas, pelo menos uma vez na vida, a essa infecção. No entanto, esta infecção é, na maioria dos casos, transitória e raramente causa lesões. Objetivo: Esse estudo tem por objetivo analisar o quadro de percepções, fatos, situações e processos, a fim de identificar e examinar as relações entre causas e efeitos do diagnóstico de HPV por meio do exame preventivo do colo do útero, também conhecido como exame de Papanicolau, e avaliar o impacto do diagnóstico de lesões associadas ao HPV na sexualidade feminina. Metodologia: O método de pesquisa utilizado neste trabalho fundamentou-se em livros, artigos científicos provenientes de bases de dados como Medline, Lilacs e SciELO, e artigos da internet, sendo, portanto, uma pesquisa bibliográfica. Conclusão: Após ler, analisar, comparar e sintetizar o conteúdo de artigos científicos de diferentes autores sobre o assunto em comento, constatou-se que, embora o HPV seja um dos tipos de câncer mais incidentes em mulheres, o exame de colo de útero, ou exame de Papanicolau, é extremamente eficaz no diagnóstico precoce da doença. Por meio dele pode ser indicado o tratamento mais adequado em cada caso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 CÍNTIA SOUSA ALENCAR (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


