Deficiências múltiplas e intelectuais
Multiple and intellectual disabilities
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.39Palavras-chave:
Deficiência múltipla e Intelectual, Inclusão Social, Educação InclusivaResumo
Objetivo: Este estudo tem por objetivo geral abordar o conceito de deficiente intelectual focando especificamente em: a) determinar como o diagnóstico da deficiência intelectual acontece e b) dissertar acerca das características da deficiência intelectual. A Deficiência intelectual é compreendida como uma menor capacidade de compreender, aprender e aplicar informações e tarefas novas ou complexas. Pessoas com deficiência intelectual têm um funcionamento mental abaixo da média esperada para a idade, o que provoca um atraso na aprendizagem e no desenvolvimento desses indivíduos. Orientar os pais e irmãos a reconhecerem as dificuldades e a lidar com seus filhos é fundamental nesse processo. Resultados: O estudo revelou a complexidade do processo de inclusão vivido pelas escolas, particularmente no que se refere ao currículo escolar e as práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Verificou-se que um dos maiores obstáculos para atender adequadamente esses alunos em salas de aula paira na falta de preparo dos professores. Conclusão: Pode-se concluir que a escola atua como elemento básico do processo de autonomia e integração social das pessoas com deficiências múltiplas ou intelectual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Waldenice Ramos NOGUEIRA, Nara Miranda GUIMARÃES (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.