Gestão de pessoas na construção civil
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.597Palavras-chave:
Gestão de pessoas, Canteiros de obras, Engenheiro CivilResumo
Ao longo dos anos, a sociedade vem passando por diversas mudanças. Essas mudanças impulsionam o âmbito empresarial a trabalhar com competitividade e apresentar resultados de excelência. Existem diversas formas e estratégias para alcançar tais objetivos; pode-se destacar que, dentre as principais, está a gestão de pessoas, que pode ser aplicada a todas as áreas de atuação. Apesar de, muitas vezes, ser considerada um verdadeiro desafio para os líderes, como no caso dos líderes na engenharia civil, uma área marcada pela mão de obra. O objetivo geral deste trabalho é conhecer as principais contribuições da gestão de pessoas para a construção civil. A metodologia consiste em uma revisão integrativa da literatura entre 2018 e 2023, com base em bases de dados como Scielo e Google Acadêmico. Os resultados desses estudos consistiram na seleção de 4 artigos sobre as contribuições, o papel e as dificuldades encontradas na gestação de pessoal na construção civil. Existem inúmeras contribuições e conflitos, principalmente no relacionamento entre os colaboradores. Conclui-se que o estudo permitiu conhecer as principais contribuições da gestão de pessoas para a construção civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 João Vittor Dandi de Freitas Sousa, Diogo Ramon do Nascimento Brito (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


