Gestão escolar: a importância da gestão escolar

School Management: The Importance of School Management

Autores

  • Fabiana Bento da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Autor
  • Tainá Trindade Pinheiro ORCID ID: 0000-0002-1087-4209 Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.743

Palavras-chave:

Gestão escolar, Políticas Públicas, Formação Continuada

Resumo

O presente estudo trata da atuação do Gestor Escolar no cotidiano das instituições de ensino no município de Governador Jorge Teixeira. Tem como objetivo analisar o perfil do Gestor Escolar da atualidade, através de uma pequena explanação histórica do desenvolvimento do papel do Gestor dentro das escolas. Para a realização da pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa e observações in loco do cotidiano dos gestores escolhidos para a realização da mesma. Foram desenvolvidas considerações a partir da análise de observações, adotando-se categorias de análise: Formação do gestor escolar, atuação do gestor escolar, diversidades da gestão escolar conforme a esfera de ensino que a escola está inserida. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental José Serafim Barbosa Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental. A escolha foi realizada através dos resultados do IDEB de cada escola e também pela disponibilidade dos gestores. A fundamentação teórica está fundamentada nas análises de Luck Colombo, Andreotti e Seco. Os resultados obtidos expressam a maneira como ocorrem os processos pedagógicos e administrativos da Gestão Escolar nas escolas analisadas. A busca constante por resultados e informações sobre o papel do Gestor Escolar está exposta ao longo do texto, bem como os resultados da pesquisa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Bento da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EAD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientadora: Tainá Trindade Pinheiro

Referências

Day, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

Garcia, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

Imbernón, Francisco. Formação Continuada de Professores. São Paulo: Cortez, 2010.

Libâneo, J. Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. São Paulo: Editora Alínea, 2007.

Nóvoa, António. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

Arquivos adicionais

Publicado

12.11.2024

Como Citar

CRUZ, Fabiana Bento da; PINHEIRO, Tainá Trindade. Gestão escolar: a importância da gestão escolar: School Management: The Importance of School Management. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.743. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/743. Acesso em: 5 set. 2025.