A interferência da linguagem das redes sociais na produção de redações de estudantes do ensino médio

The Influence of Social Media Language on High School Students' Essay Writing.

Autores

  • Mateus Costa Dos Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.805

Palavras-chave:

Internet e Educação, Letramento Digital, Influência das Redes Sociais, Produção de Textos Estudantis, Tecnologia e Linguagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar casos de interferência da linguagem das redes sociais na produção de redações de estudantes do ensino médio, uma vez que com a introdução das novas tecnologias no ambiente escolar a escrita de estudantes de um modo geral sofre influência do Internetês. É perceptível que o século XXI nos apresentou uma nova perspectiva tecnológica com o uso dos meios de comunicação de massa. Esse avanço proporcionou a sociabilidade, a organização, a informação, o conhecimento e a educação. Dentro desse contexto da disseminação do acesso à Internet e a possibilidade de ampliação das interações mediadas por tecnologias, é relevante tomar como ponto de partida da discussão aqui empreendida, o fato de os usos da linguagem estarem sendo redimensionados. Nesse sentido, é importante destacar que o Internetês é uma linguagem muito utilizada na atualidade. Por conta disso, no processo de construção da escrita contemporânea é necessário permitir, incentivar, e desenvolver o letramento dos alunos. Os principais autores que referenciaram teoricamente a pesquisa foram: Érica Angelina de Melo, Flávio Passos Santana (2017); Joelma de Moura Santos Araújo (2017); Lidiane Mendes Barbosa (2017); Roberto da Silva Júnior e José Ronaldo dos Santos (2014).

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Biografia do Autor

  • Mateus Costa Dos Santos

    1 Professor da Educação Básica. Professor de letras. Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Letras
    Espanhol.

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Arquivos adicionais

Publicado

03.01.2025

Como Citar

DOS SANTOS, Mateus Costa. A interferência da linguagem das redes sociais na produção de redações de estudantes do ensino médio: The Influence of Social Media Language on High School Students’ Essay Writing. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.805. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/805. Acesso em: 5 set. 2025.