Gestão de operações logísticas: análise e discussão dos desafios das empresas na atualidade na conciliação entre as operações logísticas e o atendimento eficaz dos clientes

Logistics operations management: analysis and discussion of challenges for companies today to reconcile logistics operations and effective customer service

Autores

  • Gilberto Antônio da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus Muriaé Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.811

Palavras-chave:

Logística, Gestão de Cadeia de Suprimentos (GCS), Experiência de Consumo

Resumo

As transformações dos padrões de consumo dos consumidores fizeram com que fosse necessária a adaptação das empresas a esse cenário, sobretudo no que diz respeito à estruturação de uma rede logística assertiva e eficaz. Desse modo, buscou-se por meio do presente artigo, apresentar e discutir as principais tendências e práticas adotadas pelo setor da logística no contexto pós-pandêmico, como consequência das mudanças do perfil dos consumidores e do crescente foco na oferta de experiências de consumo que satisfaçam e fidelizem os clientes, possibilitando a sustentabilidade dos negócios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

BOWERSOX, Donald J. et al. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

LUCIO, Amanda. Mais da metade dos brasileiros têm preferência por compras online. Eccomerce Brasil, 14 de set. de 2023. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mais-da-metade-dos-brasileiros-tem-preferencia-por-compras-online> Acesso em: 06 de out. de 2024.

MUNIZ, Antônio, et al. Jornada da Experiência do Cliente: unindo práticas e metodologias da cultura customer centric para alcançar crescimento e geração de resultados com foco no cliente. Rio de Janeiro: Brasport, 2022.

Pesquisa CNT de Rodovias 2023 reforça a importância de maior investimento na malha rodoviária. Agência CNT Transporte Atual, 2023. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/agencia-cnt/pesquisa-cnt-de-rodovias-2023-refora-a-importancia-de-maior-investimento-na-malha-rodoviria> Acesso em: 06 de out. de 2024.

Reclamações de compras online: de 2019 para 2021, o aumento das queixas feitas no Procon-SP foi de 653%. Procon – SP, 11 de abr. de 2022. Disponível em: <https://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes-de-compras-online/> Acesso em: 06 de out. de 2024.

RA Trust XP 2021: veja a pesquisa exclusiva sobre e-commerce feita para o evento. 7 de ou. de 2021. Blog Reclame Aqui, 07 de out. de 2021. Disponível em: <https://blog.reclameaqui.com.br/veja-pesquisa-exclusiva-sobre-e-commerce-feita-para-o-ra-trust-xp-2021/> Acesso em 06 de out. de 2024.

VERGARA, Sylvia. Métodos de pesquisa em administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

Publicado

28.01.2025

Como Citar

ANTÔNIO DA CRUZ, Gilberto. Gestão de operações logísticas: análise e discussão dos desafios das empresas na atualidade na conciliação entre as operações logísticas e o atendimento eficaz dos clientes: Logistics operations management: analysis and discussion of challenges for companies today to reconcile logistics operations and effective customer service. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.811. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/811. Acesso em: 5 set. 2025.