A relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociais

The relationship between FUNDEB and social inequalities

Autores

  • Adriene Abrante Gomides Furtado Autor
  • Valdeci Castro Da Silva Autor
  • Wilson Francisco Braga Autor
  • Tatiane Bonifácio Silva Autor
  • Sejane Ribeiro De Oliveira Autor
  • Rosanilda Meira Chaves Fernandes Autor
  • Marineusa Goçalves Martins Autor
  • Luciana Americo Dos Santos Autor
  • Lucélia Oliveira De Lima Autor
  • Leuzeny Martins De Almeida Costa Autor
  • Jéssica Cristina Fernandes Amaral Autor
  • Fábio Junior Paes De Morais Autor
  • Edna Moreira Dos Santos Autor
  • Cristiane De Almeida Barbosa Autor
  • Beatriz Lindomar De Oliveira Autor
  • Weder Rogério Da Costa Vieira Dias Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.918

Palavras-chave:

FUNDEB, desigualdades sociais, educação brasileira, valorização dos professores, inclusão educacional.

Resumo

Este artigo científico investiga a relação entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a redução das desigualdades sociais nas escolas brasileiras. Com foco nas disparidades entre alunos que residem em áreas pobres e aqueles localizados em regiões metropolitanas, além de considerar a valorização dos professores que trabalham nessas localidades, a pesquisa destaca os desafios e as soluções para melhorar a qualidade da educação. O FUNDEB é uma política pública fundamental para promover a equidade no sistema educacional brasileiro, no entanto, enfrenta uma série de obstáculos que impedem seu pleno potencial de transformação. A complexidade dos contextos sociais e econômicos nas diferentes regiões do Brasil demanda estratégias específicas para o enfrentamento das defasagens educacionais e para o suporte eficaz aos educadores. O estudo cita autores renomados na área educacional, como Paulo Freire e Maria Teresa Eglér Mantoan, para fundamentar suas análises e propõe soluções viáveis para maximizar os benefícios do FUNDEB, garantindo uma educação mais justa e inclusiva.

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Arquivos adicionais

Publicado

08.04.2025

Como Citar

FURTADO, Adriene Abrante Gomides et al. A relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociais: The relationship between FUNDEB and social inequalities. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.918. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/918. Acesso em: 5 set. 2025.