A relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociais
The relationship between FUNDEB and social inequalities
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.918Palavras-chave:
FUNDEB, desigualdades sociais, educação brasileira, valorização dos professores, inclusão educacional.Resumo
Este artigo científico investiga a relação entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a redução das desigualdades sociais nas escolas brasileiras. Com foco nas disparidades entre alunos que residem em áreas pobres e aqueles localizados em regiões metropolitanas, além de considerar a valorização dos professores que trabalham nessas localidades, a pesquisa destaca os desafios e as soluções para melhorar a qualidade da educação. O FUNDEB é uma política pública fundamental para promover a equidade no sistema educacional brasileiro, no entanto, enfrenta uma série de obstáculos que impedem seu pleno potencial de transformação. A complexidade dos contextos sociais e econômicos nas diferentes regiões do Brasil demanda estratégias específicas para o enfrentamento das defasagens educacionais e para o suporte eficaz aos educadores. O estudo cita autores renomados na área educacional, como Paulo Freire e Maria Teresa Eglér Mantoan, para fundamentar suas análises e propõe soluções viáveis para maximizar os benefícios do FUNDEB, garantindo uma educação mais justa e inclusiva.
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