EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Alicerce para o desenvolvimento integral do estudante

Autores

  • Luciana Martins Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.1150

Palavras-chave:

Educação Física. Alicerce. Incentivo. Valorização. Reflexiva.

Resumo

O presente artigo tem como título Educação Física Escolar: Alicerce para o desenvolvimento integral do estudante. Esse tema foi escolhido para promover o incentivo e a valorização e também o reconhecimento da disciplina, que é singular e extremamente necessária para a vida humana, como também se faz necessário para a formação básica. Os objetivos traçados neste trabalho estão centrados m identificar possibilidades e a relação dos conteúdos e suas competências didático-pedagógicas fornecendo assim, formação crítica, reflexiva, autônoma como cidadã, abrangendo os adolescentes ao atingirem o final do Ensino Médio. Esse trabalho se tornou possível, través da busca bibliográfica explorando o conteúdo, as fontes secundárias, dados embasado cientificamente e que comprovam o fundamento Cultural do Movimento nas escolas, indicando que o incentivo ao desenvolvimento motor, cognitivo e social se dá à medida que as aulas são planejadas e também direcionadas de acordo com as possiblidades dos alunos e do meio em que mora, sua cultura e história, onde será proporcionado a realizar s atividades de interação, integração e constante troca de saberes entre eles. Essa disciplina é vasta em conhecimento e rico em formação em geral.  

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Biografia do Autor

  • Luciana Martins

    1 graduada em Educação Física, pela Faculdade de Ed. Física em Jacarezinho -PR, pós graduação em Ed.
    Inclusiva pela FAP Pimenta Bueno e Mestrado em Ciências da Educação pela UTIC, UTIC – PY,

  • Ivanise Nazaré Mendes

    2 Doutorado em Ciências Ambientais - Universidad Central Del Paraguay (2017), Mestrado em Ciências da
    Educação – Universidad Tecnológica Intercontinental (2007), Graduação em Letras - Português pela
    Universidade Federal de Rondônia (2000). 

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p.139-152, jul/dez. 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

15.12.2024

Como Citar

MARTINS, Luciana; MENDES, Ivanise Nazaré. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Alicerce para o desenvolvimento integral do estudante. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.1150. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1150. Acesso em: 5 set. 2025.